Quem está num mercado competitivo sabe a importância do marketing pessoal. Isso quer dizer atribuir mais valor à sua imagem, de forma que suas qualidades fiquem evidentes. Nesse contexto, o profissional é igualado a um produto, que deve ser “vendido”.
Há vários fatores que influenciam na imagem pessoal, e para um bom marketing deve haver um planejamento sobre como todos os itens irão se integrar. A começar pela aparência pessoal, que deve transmitir o tipo de profissional que você é e ser adequado para o tipo de empresa na qual você trabalha ou quer trabalhar. Isso inclui roupas, cabelos, acessórios.
Porém, não adianta nada “vender o peixe” de forma adequada se não houver conteúdo que sustente a imagem. Pense como quer ser lembrado e que objetivos quer atingir. Tenha um projeto de carreira, prepare-se para ele e saiba entregar ao mercado aquilo que prometeu.
Adquira conhecimentos sobre sua área de atuação e demonstre isso nos contatos com colegas de trabalho, gestores, amigos, redes sociais. Busque títulos acadêmicos ou técnicos que reflitam suas aspirações. Demonstre estar preparado para exercer as funções que almeja. Seja sutil, mas coloque tudo isso de forma visível para todos à sua volta. Se necessário, procure se adequar a essas metas, nem que isso implique em algumas mudanças. Tenha foco.
Invista tempo e esforço uma boa comunicação. Pessoas que não conseguem se comunicar bem ou têm dificuldades de se relacionar muitas vezes são preteridas na hora de uma promoção ou contratação. A preferência recai sobre aquelas que conseguem demonstrar mais potencial, ou seja, que fazem um bom marketing pessoal. Pense nas suas redes sociais: hoje elas são uma fonte de pesquisa sobre profissionais. Cuidado com o que posta em qualquer uma delas, mesmo as que têm foco na vida pessoal. Procure sempre incluir conteúdo de qualidade.
No trabalho, faça mais do que o esperado, vá sempre além do que os outros. É uma forma de destacar-se. Tenha em mente seus objetivos e com certeza irá alcançá-los.