Não é de hoje que uma rede de contatos faz diferença na vida profissional. Isso já se sabia desde o século passado. Com as redes sociais, ficou mais fácil, mas nem por isso menos importante, manter uma rede de relacionamento que funcione a seu favor. A velocidade da comunicação torna cada ação mais eficiente e ampliada.
Meu conselho para quem quer manter e ampliar sua rede é o seguinte: faça do seu networking uma rotina. Planeje e pense antes de agir. Tenha objetivos. Para começar, selecione entre seus amigos e conhecidos aqueles que são mais relevantes e atribua a eles uma meta de contatos, por exemplo, quinzenais. Depois vá relacionando outras pessoas e determinando prazos para contatos: mensais, bimensais, semestrais. Tenha tudo anotado e siga seu planejamento. Se possível, determine um dia e horário na sua agenda para dedicar-se a isso.
Ao realizar seus contatos, busque trocar informações e opiniões. Para isso, participe de grupos de discussões e eventos tanto presenciais quanto virtuais. Aproveite para ampliar sua rede com as pessoas que conhecer assim. Escreva ou selecione textos com temas relevantes e envie a seus contatos por e-mail, sugerindo um retorno. E nunca, nunca deixe de responder.
Quando houver um assunto que interesse especialmente a você, fale por telefone ou pessoalmente com aqueles que também possam se interessar. Esse contato é precioso.
Um erro fatal no networking é procurar as pessoas apenas quando precisa delas, seja para uma indicação de emprego ou uma oferta de negócio. Sumir depois que consegue o objetivo é péssimo para a imagem pessoal e profissional. Mais um motivo para manter a periodicidade de contatos.
Não deixe de lado as pequenas gentilezas: cumprimentar pelo aniversário, por exemplo, é sempre simpático. E aproveite as conexões de seus amigos para conhecer mais gente e adicionar novos contatos à sua rede.
Em resumo, encare seu networking com seriedade e profissionalismo. Quem ganha com isso é você.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião