Ouça este conteúdo
Segundo dados divulgados recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na edição mensal da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid-19 foi computado que a população desocupada, que era de 10,1 milhões no começo da pesquisa, em maio, passou para 13,5 milhões em setembro, um recorde da série histórica. E você, que se encontra nesta situação, deve mudar de área?
Não! Atualmente, as empresas estão oferecendo vagas para pessoas especialistas em determinadas áreas, pois querem resultados práticos e rápidos, ou seja, a falta de experiência em determinada função vai ser uma grande barreira. Você pode começar a perder o foco.
Além disso, por mais que você seja contratado, a realidade será muito dura. Terá que começar do zero, entender sobre a área, a dinâmica, criar uma rede de contato que lhe ajude em situações adversas. Então, o empenho durante a pré contratação também será uma fase difícil.
Invista em seus pontos fortes, na sua experiência e habilidades. O que você pode vir e deve fazer é buscar áreas correlatas, aí sim você aumenta o alcance do seu radar.
Não deixe de avaliar também se não seria uma possibilidade de abrir seu próprio negócio com a experiência que você tem em determinada área. Pode ser uma saída vantajosa, desde que você tenha a consciência de que empreender também tem os seus riscos e sucessos.
Lembre-se também de que a sua maior riqueza como profissional não é o que você acumulou em dinheiro, mas sim sua experiência, talento, habilidades, capacidade intelectual. Tudo isso é intransferível, é somente seu. Então abra a mala e veja o que você pode ofertar para o mercado, para quem e a que preço. Você tem toda essa capacidade, pode acreditar!