O mundo nunca mudou tão rápido. As transformações acontecem diariamente e o que hoje parece normal e cotidiano, não existia há até poucos anos. São vários os exemplos, desde o smartphone e internet até os computadores pessoais. Nas profissões e empresas, não é diferente. E se algo mudou, algo ficou para trás, foi substituído. É a ordem das coisas.
Na década de 90, a Kodak era a maior fabricante de papel fotográfico do mundo. Em 1998, tinha 170 mil funcionários. Poucos anos depois, ficou obsoleta. Ninguém mais usava papel fotográfico e a empresa faliu. Será que isso era irreversível? Será que não existia um outro caminho?
É sobre isso que quero falar e, principalmente, para o funcionário ou empresário que tem à sua frente todas as possibilidades e não pode voltar as costas para o futuro. Estar conectado com o que é importante e tentar perceber as tendências de mercado será a diferença entre fracasso e sucesso.
Por exemplo, veja os carros e caminhões autônomos, que em alguns anos estarão disponíveis. O que será dos motoristas? Será preciso uma readequação dessa profissão. Penso que eles irão agir à distância, mais como pilotos de avião, que são supervisores de uma tecnologia que atua automaticamente. Isso mudará também o mercado de seguros, afinal, supostamente haverá menos acidentes. E a profissão de corretor, como ficará? Outras tendências estão aí e foram alvo de reportagens recentes. A impressora 3D, que vai ganhando espaço nas mais diversas áreas, de calçados a peças para aviões; softwares como o IBM Watson, que fornece aconselhamento jurídico e substituir em alguns casos os advogados, entre tantas outras tecnologias.
E como não sucumbir a essas transformações? Primeiro, fique aberto às mudanças. Prepare-se. Selecione o que quer e o que deve aprender para continuar atualizado. A Internet é uma grande enciclopédia, ela pode ajudar a direcionar os novos aprendizados. Isso precisa mais de vontade do que de dinheiro. A informação nunca foi tão democrática. Para sobreviver ao futuro, é preciso tempo e dedicação. Leia muito. Assimile as novas tecnologias até sentir-se confortável com elas. E mude sempre que necessário. Afinal, a vida está sempre em movimento e você também.