O mundo nunca mudou tão rápido. As transformações acontecem diariamente e o que hoje parece normal e cotidiano, não existia há até poucos anos. São vários os exemplos, desde o smartphone e internet até os computadores pessoais. Nas profissões e empresas, não é diferente. E se algo mudou, algo ficou para trás, foi substituído. É a ordem das coisas.
Na década de 90, a Kodak era a maior fabricante de papel fotográfico do mundo. Em 1998, tinha 170 mil funcionários. Poucos anos depois, ficou obsoleta. Ninguém mais usava papel fotográfico e a empresa faliu. Será que isso era irreversível? Será que não existia um outro caminho?
É sobre isso que quero falar e, principalmente, para o funcionário ou empresário que tem à sua frente todas as possibilidades e não pode voltar as costas para o futuro. Estar conectado com o que é importante e tentar perceber as tendências de mercado será a diferença entre fracasso e sucesso.
Por exemplo, veja os carros e caminhões autônomos, que em alguns anos estarão disponíveis. O que será dos motoristas? Será preciso uma readequação dessa profissão. Penso que eles irão agir à distância, mais como pilotos de avião, que são supervisores de uma tecnologia que atua automaticamente. Isso mudará também o mercado de seguros, afinal, supostamente haverá menos acidentes. E a profissão de corretor, como ficará? Outras tendências estão aí e foram alvo de reportagens recentes. A impressora 3D, que vai ganhando espaço nas mais diversas áreas, de calçados a peças para aviões; softwares como o IBM Watson, que fornece aconselhamento jurídico e substituir em alguns casos os advogados, entre tantas outras tecnologias.
E como não sucumbir a essas transformações? Primeiro, fique aberto às mudanças. Prepare-se. Selecione o que quer e o que deve aprender para continuar atualizado. A Internet é uma grande enciclopédia, ela pode ajudar a direcionar os novos aprendizados. Isso precisa mais de vontade do que de dinheiro. A informação nunca foi tão democrática. Para sobreviver ao futuro, é preciso tempo e dedicação. Leia muito. Assimile as novas tecnologias até sentir-se confortável com elas. E mude sempre que necessário. Afinal, a vida está sempre em movimento e você também.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS