Na hora de pensar em onde gostaria de trabalhar, todo profissional tem algumas empresas que representam seu ideal de emprego. O que faz essas organizações serem mais atraentes que outras varia de pessoa para pessoa. Mas há um ponto em comum, que eu quero ressaltar aqui.
O primeiro atrativo de qualquer empresa é seu conjunto de crenças e valores. Agir e se posicionar de acordo com esses valores contribui para criar um clima organizacional de qualidade. Para isso acontecer, também é preciso escolher gestores, em todos os níveis hierárquicos, que coloquem em prática essas premissas. Essa confluência gera uma densidade de imagem que atrai os bons profissionais que se identificam com a empresa.
Possuir uma postura constante de respeito com os funcionários, o público externo e os fornecedores é algo que torna a empresa atraente. Não basta cuidar dos interesses próprios, é preciso fazê-lo pensando também nos outros elos da corrente.
É claro que há outros fatores que contribuem para colocar uma empresa em evidência. Por exemplo, oferecer oportunidades para o desenvolvimento das competências, pagar bons salários, ser flexível em relação ao tempo que todos necessitamos para conciliar as atividades sociais e familiares. É importante uma comunicação eficaz, de forma que o funcionário entenda claramente o porquê e para que é realizado seu trabalho. Outro item fundamental é oferecer oportunidades de crescimento.
Tudo isso não é questão de tamanho nem recursos. Há empresas pequenas, médias e grandes que oferecem esse rol de atrativos. Se você já identificou a sua “empresa dos sonhos”, pense seriamente em como fazer para estar nela. O resultado será um dia a dia mais feliz.
Por Bernt Entschev
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião