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Boa parte dos produtos de consumo tem em seu rótulo, um slogan que define rapidamente sua identidade.

As empresas e seus publicitários gastam milhões de horas e de dinheiro para descobrir quais são as palavras que melhor definem estes  produtos e que ao mesmo tempo sejam atraentes e apreciadas pelos seus consumidores.

Como exemplo mundial vale lembrar a Coca-Cola (abra a felicidade com Coca-Cola) ou a VW (Das auto) ou ainda Bradesco (determinação é BRA). Outras ainda trabalham a marca de tal forma que a simples menção dela já se identifica a empresa/produto/serviço. 

Pois bem, os trabalhadores de certa forma também criam seus rótulo, querendo ou não, e por estes são conhecido e reconhecidos. Quem não gostaria de contratar Gustavo Kurten? Ninguém precisa sequer pensar em tênis, pois o nome se confunde com o esporte, assim como Gustavo Borges para a natação,  entre tantas outras marcas/rótulos de pessoas.

Já no caso do trabalhador, existem os que percebem os benefícios de ter seu nome associado a empresas ou a conceitos. É perfeitamente percebível que estes profissionais desenvolvem um comportamento pessoal e público de forma a construir, lenta ou rapidamente, o conceito da melhor palavra que define sua vida profissional. Assim são reconhecidos: O eficiente, o jeitoso, o duro na queda, o profundo, o detalhista, o que sempre entrega, o pontual.

E daí? Numa época de escassas vagas de trabalho, ser precedido por um rótulo ou slogan apropriado e de boa reputação pode ser toda a diferença na hora da contratação. Isso vale também para a manutenção da pessoa na empresa e/ou nas promoções internas. E como não poderia deixar de ser, nos cortes e enxugamentos, muitas vezes saem os de pior reputação em primeiro lugar.

Como construir uma marca, um slogan?

Antes de tudo é preciso identificar “como gostaria de ser conhecido/reconhecido”?

Claro que ser conhecido por todos os companheiros de trabalho é bom, mas melhor ainda, pelas pessoas que podem decidir e interferir diretamente na sua  carreira profissional.  Pode parecer ser fácil definir como eu gostaria de ser reconhecido, mas na verdade não é. A definição precisa estar alinhada com sua personalidade e principalmente no comportamento do dia-a-dia.

Depois, como posso transmitir aos outros impressões para que eles cheguem a esta conclusão? É preciso pensar em como os outros nos avaliam e percebem.  E aí só tem um jeito, identificar comportamentos nossos que possam ser percebidos pelos outros de forma a reforçar estas atitudes.

Normalmente, ser conhecido como aquele que resolve, aquele que é coerente, aquele que desenvolve bons relacionamentos, que resiste a pressão, é muito positivo. Muitas vezes este reconhecimento faz toda a diferença na escolha de um candidato, pois este conceitos sobre pessoas reforçam a vontade de contratar, de manter no emprego ou mesmo de promover o indivíduo. Assim também atrapalha quando o indivíduo é conhecido por slogan negativos, como aquele que sempre chega atrasado, aquele que não entrega, o teimoso, o procrastinador.

Portanto, vamos à luta, criemos nosso slogan … sem medo de ser feliz.

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