Cada vez mais estamos ficando habituados a se deparar com informações e notícias sobre a nova profissão que emergiu por meio do advento da rede social e com a expansão da internet. Digital Influenciadores ou (Digital Influencers), que são profissionais que usam de sua imagem e credibilidade para falar a seus seguidores, orientando-os a consumir algum produto, a engajar em alguma causa e por aí vai. É claro que é preciso ficar atento, para não cair no conto dos pseudos influenciadores, parcela de pessoas que têm mais ‘gogó’ do que conteúdo.
Saindo das redes, temos o mundo off, em que na verdade a maioria dos influenciadores atua – desde que o mundo é mundo. No dia a dia, grandes profissionais influenciadoras espontâneas fazem a diferença em diversas áreas. Essas pessoas, são peças fundamentais para o êxito dos negócios dentro das empresas.
Para ser um bom influenciador em qualquer área do mercado de trabalho, antes de mais nada é preciso dominar o tema o qual deseja conquistar seguidores. Ser um profundo conhecedor de causa, permitindo definir argumentos consistentes, com segurança no discurso, na capacidade de dar exemplos, fazendo uma análise rápida dos caminhos a serem seguidos, deixando claro as facilidades e as dificuldades a serem encontradas.
Geralmente o influenciador aponta caminhos, não dá uma solução. Entrega isso ao seu interlocutor, característica essa que o torna ainda mais admirado, pois valoriza a capacidade do outro em poder decidir.
“Influenciar significa mostrar que existe uma alternativa melhor ou antecipar um grande problema. Não adianta comunicar e pedir apoio se o caminho sugerido não fizer sentido algum para o time”, explica Flavio Kosminsky, professor da Fundação Instituição de Administração (FIA) e consultor especializado em liderança.
Nas empresas é fácil identificar esse perfil. Em sua imensa maioria são pessoas que agregam conteúdo, são carismáticas, tomam à frente de situações voluntariamente. Ela pode ser um líder, mas não necessariamente ocupar um cargo de liderança. Ainda, têm uma capacidade grande para entregar projetos e ao mesmo tempo pensam mais no coletivo do que em si próprias.
As empresas devem ficar atentas a esses perfis dentro de suas estruturas. Elas são raras, mas podem ser encontradas em qualquer área e em qualquer nível. Ao identificar, podem realizar trabalhos para melhor empodeirá-las, sem que se tire a sua originalidade.
Você também pode ter essa característica. Caso identifique que com frequência as pessoas seguem espontaneamente o que você diz, gostam de lhe pedir opinião, conselho ou usam seus exemplos em determinados argumentos, você pode estar trilhando o caminho como um influenciador espontâneo. Use esse seu ponto forte para agregar valor em sua carreira, atividade ou mesmo nos objetivos da empresa em que atua.
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