Conflito é uma profunda falta de entendimento entre duas ou mais partes. Alguns são extremamente graves como as guerras, por exemplo. Nas organizações, o equilíbrio é o ponto de partida para resolver situações indesejadas. E o melhor a fazer, é se concentrar no momento de tensão para fortalecer ainda mais os negócios. Isso é fundamental.
Em ambiente profissional as situações de conflito são muito frequentes e inúmeras são as causas dos surgimentos dos enfrentamentos. A primeira é quando se trata do entendimento errôneo de determinada ideia, solução ou objetivo. São os chamados conflitos interpessoais.
O segundo é a diferença de personalidade. Infelizmente, convivi com este conflito em uma das empresas em que atuei. Meu chefe agia totalmente diferente da minha. Desta forma, qualquer ponto que eu tinha a discutir ou a resolver já se transformava em um profundo mal estar. Sabíamos que não iríamos chegar a nenhum acordo. E a terceira causa é a diferença entre percepção e entendimento.
Quanto se trata de conflitos, não podemos esquecer de mencionar as fases que ele pode se dar em uma empresa. A primeira é a do diálogo, é o momento da divergência, mas todo mundo está pronto para comentar e, principalmente, de ouvir as outras pessoas.
A segunda é a que passa do diálogo para o debate, ou seja, quando se procura argumentos para invalidar a ideia do outro e a partir daí já temos uma discussão. As pessoas não aceitam o argumento do outro e a disputa por poder se faz presente neste tipo de conflito. E no final partem para o ataque e buscam pessoas aliadas a suas ideias e começam a minar outros departamentos da organização.
E por fim, é importante evidenciar os tipos mais comuns de conflitos. Primeiro é aquele assumido. Todo mundo sabe que ele existe e a forma é bem aberta. Já o segundo é o omitido, ou seja, as pessoas fingem que ele não existe. É o que prejudica tremendamente a organização. Outro tipo que podemos mencionar é o conflito sentido, em que as pessoas ficam muito magoadas. E, finalmente, o último que podemos dizer que é generalizado e chamado de guerra campal. Cada colaborador é de um departamento e não fala com os demais
Para que possamos amenizar os conflitos, primeiro é preciso fazer de um todo o possível para não se chegar até a terceira fase da discussão. Desta forma, quando não se estabelecem as regras de como resolvemos a questão de conflitos em uma empresa, obviamente que se torna uma situação extremamente prejudicial à organização. Sendo assim, uma gestão empresarial eficiente está preocupada não apenas em evitar conflitos, mas também em resolvê-los da melhor maneira. O importante sempre é minimizar o impacto do problema.
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