Você, assim como eu, deve estar acompanhando as movimentações sobre a chegada da tecnologia 5G no Brasil. Agora é para valer, após o leilão previsto para acontecer em 2021, as empresas de tecnologia começarão a implantar um amplo plano para que isso chegue até nós, consumidores.
Hoje a pauta está com um viés político, mas teremos uma definição. Enquanto isso, nós, trabalhadores precisamos nos preparar para a inteligência artificial que vai tomar conta de nosso dia a dia. Especialistas com quem conversei afirmam que o 5G não é só uma internet poderosa em velocidade, ela será uma nova forma de ser ver a internet, diferente do que estamos acostumados. Hoje, com o 4G, conseguimos nos conectar entre pessoas. A nova tecnologia vai nos permitir, contudo, nos conectarmos com as coisas, isso realmente muda tudo, ou agrega tudo.
Então, minha sugestão: fiquemos atentos ao que está por vir. Se está trabalhando, procure participar de debates sobre o tema e busque saber como a sua área e sua profissão serão impactados. Se está à procura de uma colocação no mercado de trabalho, fique atento, porque este tipo de indagação pode surgir em suas conversas de avaliação de oportunidades. O ponto positivo é que quase todos nós ainda estamos na fase ‘curiosa sobre o tema’, com um amplo mercado a desvendar.
Porém, já temos uma ideia de quais setores serão primeiramente agraciados. Listei alguns para você colocar como itens a serem trabalhados em suas agendas de ‘aprendizado constante’.
Transportes — Somos um país ainda rodoviário. O 5G vai incentivar o uso dos carros autônomos e configurações de veículo para veículo ou de veículo para infraestrutura. É o futuro se aproximando.
Indústria – A produção dentro das fábricas está ligada à automação. O êxito das receitas vai depender dos processos que serão implantados e do conhecimento das pessoas em aplicar a tecnologia.
Setor de Saúde – Em evidência, atualmente, nesta área a promessa é se ter um salto. Teleconsultas, telecirurgia, acompanhamento de pacientes entre outras ferramentas devem facilitar a vida dos profissionais e pacientes. Vai exigir neste caso, conhecimento de manuseio de ambos os lados: profissionais da saúde e dos cidadãos.
Cidades e Campo - Nossas fazendas serão ainda mais inteligentes. Grande parte da riqueza de nosso país está no agronegócio e o 5G pode alavancar ainda mais a produtividade e rentabilidade. A barreira, porém, está na conectividade, que precisa avançar. Nos centros urbanos, o conceito de ‘cidade inteligente’ vai deslanchar nos transportes, lazer, segurança pública, edifícios, escolas, faculdades entre outros aspectos.
As oportunidades estão aí. Estude, fique bem informado e seja você também um ‘profissional 5G’ que o mercado espera para um futuro bem próximo.
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS