É possível recompensar os colaboradores em tempos de crise? Sim! A criatividade nas organizações é essencial para driblar estes momentos quando o corte de gastos e a redução de equipes tornam o ambiente de trabalho mais tenso e desafiador. É na crise também que muitas vezes as lideranças observam novos talentos.
A crise exige mudanças no sistema de gestão com novas ferramentas na forma de como valorizar os colaboradores, já que sabemos que recompensar aumenta o engajamento das pessoas e também melhora o resultado da organização. Em épocas de estabilidade econômica, a premiação ocorre por meio de bônus, porcentagens variáveis de salários sobre os resultados e promoções. Mas, como gratificar se as empresas estão em dificuldades; como pagar a variável se temos encolhimento de organizações e não crescimento; e ainda como promover se estamos enxugando cargos e não fazendo novas ofertas? Essas são algumas das dúvidas de muitas empresas que querem manter um quadro de colaboradores motivados e produtivos.
Obviamente precisamos ser muito criativos para desenvolver estas novas ferramentas de premiação. Uma delas, onde o custo é menor e ao mesmo tempo permite que os colaboradores sejam gratificados, é o desenvolvimento profissional proporcionado pela organização, ou seja, não envolve diretamente valores, mas sim atualizações como em um curso, por exemplo, participar de uma palestra ou uma atividade fora da empresa.
Recompensar publicamente aqueles funcionários que merecem faz com que as pessoas se sintam bem nas organizações. Pode ser durante um evento festivo com toda a direção da empresa.
Uma das melhores ferramentas que considero é o job rotation (rodízio de trabalho dentro da organização). Com esta prática é possível que o colaborador se desenvolva internamente por meio do aprendizado de outros setores. Com ele pode-se aumentar a competência do colaborador porque é possível compreender a empresa como um todo, e desta forma o funcionário torna-se mais engajado e também consegue identificar a importância da atividade que atua para a organização.
É necessário que as empresas entendam que a meritocracia é importante e isso faz com que as pessoas se interessem em se engajar e se envolver com os objetivos da organização.
Outra mudança ocorrida por conta da crise são as avaliações de desempenho. Antes, realizadas anualmente, e agora trimestralmente, o que permite serem mais ágeis e, inclusive, corrigir a rota das organizações.
Desta forma, reconhecer bons resultados publicamente, comemorar com o time, elogiar, investir em atualização e capacitação, são alternativas que podem recompensar e melhorar de fato o clima nas organizações e permitir que os colaboradores se sintam mais felizes e satisfeitos.