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É possível recompensar os colaboradores em tempos de crise? Sim! A criatividade nas organizações é essencial para driblar estes momentos quando o corte de gastos e a redução de equipes tornam o ambiente de trabalho mais tenso e desafiador. É na crise também que muitas vezes as lideranças observam novos talentos.

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A crise exige mudanças no sistema de gestão com novas ferramentas na forma de como valorizar os colaboradores, já que sabemos que recompensar aumenta o engajamento das pessoas e também melhora o resultado da organização. Em épocas de estabilidade econômica, a premiação ocorre por meio de bônus, porcentagens variáveis de salários sobre os resultados e promoções. Mas, como gratificar se as empresas estão em dificuldades; como pagar a variável se temos encolhimento de organizações e não crescimento; e ainda como promover se estamos enxugando cargos e não fazendo novas ofertas? Essas são algumas das dúvidas de muitas empresas que querem manter um quadro de colaboradores motivados e produtivos.

Obviamente precisamos ser muito criativos para desenvolver estas novas ferramentas de premiação. Uma delas, onde o custo é menor e ao mesmo tempo permite que os colaboradores sejam gratificados, é o desenvolvimento profissional proporcionado pela organização, ou seja, não envolve diretamente valores, mas sim atualizações como em um curso, por exemplo, participar de uma palestra ou uma atividade fora da empresa.

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Recompensar publicamente aqueles funcionários que merecem faz com que as pessoas se sintam bem nas organizações. Pode ser durante um evento festivo com toda a direção da empresa.

Uma das melhores ferramentas que considero é o  job rotation (rodízio de trabalho dentro da organização). Com esta prática é possível que o colaborador se desenvolva internamente por meio do aprendizado de outros setores. Com ele pode-se aumentar a competência do colaborador porque é possível compreender a empresa como um todo, e desta forma o funcionário torna-se mais engajado e também consegue identificar a importância da atividade que atua para a organização.

É necessário que as empresas entendam que a meritocracia é importante e isso faz com que as pessoas se interessem em se engajar e se envolver com os objetivos da organização.

Outra mudança ocorrida por conta da crise são as avaliações de desempenho. Antes, realizadas anualmente, e agora trimestralmente, o que permite serem mais ágeis e, inclusive, corrigir a rota das organizações.

Desta forma, reconhecer bons resultados publicamente, comemorar com o time, elogiar, investir em atualização e capacitação, são alternativas que podem recompensar e melhorar de fato o clima nas organizações e permitir que os colaboradores se sintam mais felizes e satisfeitos.

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