O período de ambientação de um novo colaborador, em qualquer organização, é imprescindível para que esta pessoa possa efetivamente trazer resultados para a empresa. Por isso, não basta muitas vezes realizar um processo de seleção com excelência. É necessário também programar a integração desse novo profissional na cultura da organização. Esqueça neste contexto aquele primeiro dia de integração, em que se jorra bicas de informações e ao final do dia a pessoa fica assustada com tanto conhecimento.
Empresas antenadas já se deram conta disso e têm usado o método ‘onboarding’ para trazer os novatos para sua estrutura com mais suavidade e precisão. Do inglês, o termo significa embarcar e se refere ao processo inicial de ambientação de um novo colaborador, ou seja, o processo de integração. Ele carrega consigo a ideia de “subir no mesmo barco” que os colegas da organização e faz alusão a mergulhar na cultura da empresa. Trata-se, portanto, de um conjunto de procedimentos que visam adaptar e capacitar os profissionais recém-chegados. Ou seja, são estratégias utilizadas para que um novo talento atinja mais rapidamente o seu potencial na empresa.
Guiar um novo colaborador para conhecer a organização é a melhor opção para garantir já de início uma perspectiva positiva que contribuirá para sua permanência no trabalho.
Mas como planejar o processo de onboarding?
Como é um processo que envolve algumas etapas, ele pode durar até três meses, de modo que o profissional consiga captar ao máximo a missão, os valores e sua nova função. Geralmente, o onboarding envolve etapas como:
Início – Começa antes mesmo da contratação. É importante que o candidato já conheça a empresa antes da entrevista. Por isso, deixe tudo bem claro no anúncio da vaga e coloque informações sobre a história e a cultura organizacional no site corporativo.
A proposta dessa prática é que os interessados pesquisem e já cheguem com algumas informações, de forma que seja possível atrair e filtrar os candidatos mais engajados com os objetivos e a cultura de sua empresa.
A chegada – Depois da contratação, mas antes do primeiro dia de trabalho, prepare a chegada do novo colaborador. Para evitar uma chuva de informações desnecessárias, envie por e-mail os documentos que podem ser adiantados.
Avise a equipe sobre o novo integrante e, perto do dia marcado, você pode ainda enviar uma mensagem ao novato acertando os detalhes e demonstrando que o time está aguardando sua chegada.
A recepção – Deixe o local de trabalho organizado, com informações gerais e ramais para ajudar na ambientação do colaborador. Ao encontrar toda essa preparação, a pessoa sentirá que houve uma preocupação com sua chegada e consegue perceber o valor que os funcionários têm.
O mentor – Além de ser um guia no primeiro dia do colaborador, o mentor é responsável por esclarecer dúvidas e orientar o profissional durante o seu período de experiência, ajudando-o a conhecer e a se aprimorar na área de atuação.
A socialização – Faça um passeio pela empresa e apresente o novo trabalhador aos atuais. Fale um pouco sobre os valores e o funcionamento da companhia — uma dinâmica pode facilitar essa etapa de integração da equipe.
A participação dos líderes é importante para demonstrar dedicação e preocupação com o sucesso de todos.
Os treinamentos iniciais são necessários para melhorar a adaptação. Tanto os gerais quanto os mais específicos de cada área são responsáveis por alinhar o ingresso à cultura da empresa e preparar o profissional a fim de que ele tenha uma trajetória de sucesso.
Vantagens
Retenção de talentos – Quando um colaborador vivencia a sensação de pertencimento que o onboarding proporciona, seu vínculo com a companhia é fortalecido.
Contenção de custos – Com a diminuição da rotatividade, os custos de demissão, contratação e treinamentos de novos colaboradores são contidos.
Atração de talentos – Contribui na construção e na manutenção da imagem da empresa, pois os colaboradores que passam pela integração e a avaliam de maneira positiva vão divulgar a experiência a outras pessoas. A boa impressão é fundamental no processo de atração de futuros talentos.
Porém, mais do que aproximar as pessoas, os planos de onboarding devem fazer com que os funcionários se familiarizem com a cultura e os objetivos da empresa.
Com uma experiência de contratação diferenciada, os talentos chegam, são acolhidos, conhecem mais sobre o negócio e logo estão preparados para se desenvolver e atingir suas metas.
Com o onboarding a adaptação é mais rápida, de forma que os processos internos são otimizados. Isso acontece, pois quando o profissional conhece a rotina, sabe o que deve fazer e a quem recorrer, a tendência é que ele desempenhe melhor seu trabalho e não precise aprender por tentativa e erro.