As transformações políticas, econômicas e sociais ocorridas nas últimas décadas impactaram também as relações entre empresas, mercados e sociedade. Isso porque principalmente as mudanças nas leis, direitos do trabalhador e as doenças oriundas do trabalho passaram a afetar a vida das pessoas e a produtividade das empresas. Com isso, surgiu o conceito de responsabilidade social.
O que é?
A responsabilidade social é a atitude voluntária de determinada empresa em contribuir para uma sociedade mais justa, levando em consideração a população que circunda a empresa, e promovendo melhoria na qualidade de vida dos indivíduos que ali habitam.
São diversas as formas que as empresas possuem de proporcionar melhorias na vida da comunidade, tais como programas sociais de saúde para a população, educação e qualificação profissional. Além disso, a preocupação da companhia com os impactos ambientais gerados pelos processos utilizados em seu funcionamento também faz parte da responsabilidade social. O tratamento de resíduos, diminuição na emissão de gases poluentes, programas de reflorestamento e recuperação de rios fazem parte das ações que as empresas adotam. Muitas vezes elas estabelecem parcerias com governos e entidades presentes nas cidades, para colocar em prática processos mais elaborados e custosos.
Responsabilidade social corporativa
Além de levar em consideração economia, educação e meio ambiente, a responsabilidade social das empresas também ocorre dentro das mesmas, para benefício e otimização dos serviços prestados. Para melhorar resultados e promover um ambiente corporativo mais agradável, a responsabilidade social das organizações promove um tratamento mais pessoal dos profissionais, levando em consideração vida pessoal, estrutura familiar, estrutura psicológica, entre outros aspectos particulares, para que o colaborador não seja visto apenas como parte de um todo, ou mesmo uma máquina, mas sim como um indivíduo com características únicas que merecem ser valorizadas mesmo dentro do ambiente profissional.
A ação mais adaptável das empresas que adotam a responsabilidade social corporativa é o oferecimento de pacotes de benefícios. Os pacotes podem ter itens e custos variados, que podem atender de uma forma mais eficaz cada profissional. Por exemplo, o auxílio educação é um tipo de benefício que pode ser oferecido em formatos diferentes pela empresa. Algumas organizações oferecem auxílio educação para todos os membros da família, outras apenas para os filhos. Caso o funcionário não tenha filhos e o benefício não se estenda a ninguém além dos herdeiros, não faz sentido para ele adquirir, da mesma forma que profissionais que já possuem um plano de saúde familiar não desejam ter o da empresa. Com a opção de montar um pacote de benefícios num valor e num formato mais adequado ao estilo de vida, o colaborador se vê atendido de forma especial, e ao sentir-se valorizado pela empresa, ele trabalha com mais satisfação. A consequência é um trabalho realizado de maneira primorosa e funcionários satisfeitos.
Outro ponto que tem se destacado entre as empresas socialmente responsáveis é o acompanhamento psicológico. Organizações que se preocupam com o próprio capital humano já se atentaram para o fato de que as doenças psicológicas são o mal do século. O estresse, intimamente ligado à sobrecarga de trabalho e à insatisfação profissional, compromete o funcionamento de toda a companhia e por isso quem dá a devida atenção a esses problemas se põe um passo à frente da concorrência.
Talvez a mais recente das adaptações tenha sido o ambiente de trabalho. Aos poucos diversas empresas estão percebendo que o ambiente formal de trabalho – com mesas e computadores, ambientes seccionados e silêncio – não favorece a produtividade nem a satisfação dos colaboradores. As companhias mais modernas já investem em ambientes descontraídos, com espaços para diversão, refeição e até mesmo para tirar uma soneca. Além de proporcionar um local agradável de trabalho, esse tipo de instalação mostra ao funcionário que a empresa confia o suficiente nele para oferecer todos esses serviços acreditando que sua produtividade não irá diminuir, nem a qualidade de seu trabalho será afetada.
Mais do que beneficiar o colaborador e construir uma boa imagem no mercado, a empresa socialmente responsável sai na frente em produtividade, inovação e satisfação do corpo de funcionários. Oferecer um ambiente agradável, pacotes de benefícios direcionados a cada necessidade, acompanhamento psicológico e demonstrar confiança no colaborador impulsionam a vontade do mesmo de desempenhar um bom trabalho e fazer cada vez melhor. Mais do que investir nas pessoas, a empresa que se preocupa com a responsabilidade social corporativa investe em si mesma.