A minha conversa com você, hoje, leitor é sobre sustentabilidade. Embora o senso comum não deixe transparecer, o mundo tem se voltado cada vez mais para este tema. As empresas, de modo geral, são as grandes responsáveis por essa guinada, pois geralmente são as ideias que germinam dentro dessas estruturas que, depois, viram referência para o mercado, países, estados e municípios.
Por isso, chamo a atenção para você que busca oportunidades no mercado: a área de sustentabilidade corporativa crescerá bastante nos próximos anos. São atividades que aparecem em várias vertentes, desde a questão de acompanhamento de legislação, da aplicação do conceito dentro das companhias, como também na disponibilização de produtos e serviços com conceito sustentável.
Tenho tido contato com empresas que despontam nesta linha. Elas são de diferentes tamanhos e segmentos. A questão da sustentabilidade começa primeiramente no entendimento do conceito. Se a empresa compreende, ela passa isso para seu público interno como valor, sensibiliza fornecedores e clientes e materializa na oferta de seus produtos e serviços.
Um dos exemplos que tive contato recente é o da Colorfix, empresa do segmento industrial, que atua na transformação do plástico, oferecendo concentrados de cor e/ou aditivos. São mais de 60 mil delas em seu catálogo. Recentemente essa companhia, que fica na região de Curitiba, lançou para o mercado uma linha específica voltada à sustentabilidade, batizada de Revora - do anagrama "árvore".
A ideia do Revora é trabalhar uma economia circular, ou seja, envolvendo todas as fases industriais necessárias até que determinado produto chegue ao consumidor final, podendo ser descartado adequadamente quando não mais usado. Resumindo, não se trata somente de um produto ou serviço sustentável, mas de pensar em toda a cadeia, envolvendo os diferentes públicos de relacionamento.
O entendimento da sustentabilidade como algo que vai contribuir para um mundo melhor lá na frente e como algo que hoje faz parte dos negócios já é sacramentado no planejamento de inúmeras empresas brasileiras.
Por isso, a você que busca oportunidades no mercado, olhe com atenção para este segmento. Coloque uma lupa, busque entender esse vasto campo e, principalmente, pense como suas atividades hoje podem contribuir com a sustentabilidade empresarial.
Se exercitado isso, tenha certeza de que você terá um ótimo desempenho em sua próxima entrevista de emprego. Boa sorte!
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