O Brasil de 2020 ainda amarga alguns números no mercado de trabalho que assustam a economia. Quase 9 milhões de brasileiros perderam o emprego no segundo trimestre deste ano devido à crise do coronavírus. O número total de desempregados alcança os 12,8 milhões de pessoas segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Se por um lado assusta, por outro sabemos com quem estamos lidando, ou seja, como as empresas, geradoras de oportunidades, estão tentando se reinventar para dispor de mais espaço para os trabalhadores. Para quem está buscando uma oportunidade o ideal é abrir o leque no currículo, e apostar na tendência das atividades realizadas remotamente. Resumindo, a empresa precisa entender que você é bom nisso.
Nesta nova fase do mercado de trabalho, grandes empresas que empregam milhares de pessoas já se adiantaram e estão dando as cartas sobre como pretendem implantar o trabalho a distância em suas organizações. Outras tantas, certamente seguirão a mesma linha.
A rede varejista Carrefour, por exemplo, anunciou recentemente modalidade de trabalho flexível para colaboradores que atuam em ambiente administrativo. Mais de 2 mil empregados poderão exercer no máximo 60% de suas atividades de modo presencial. A companhia diz que esse processo de transformação digital acelerou com a pandemia e que o vê como irreversível.
Na área de telecomunicações, a TIM também informa a implementação de um modelo mais digital e flexível de trabalho iniciado pela empresa antes da pandemia, e reforçado com as transformações observadas atualmente no mundo corporativo, inclusive a pauta foi tema de um acordo coletivo proposto pela companhia para regularizar o teletrabalho. Neste documento ficou estabelecido um minucioso regulamento que prevê a criação de regras que respeitem, por exemplo, o direito de desconexão e intervalos de descanso e refeição do colaborador, e o compromisso do incentivo de eventos periódicos que mantenham uma dinâmica de convívio social.
Esses exemplos devem começar a ficar mais comuns no mercado de trabalho. Seguindo esta tendência, a você que procura colocação, deve começar a pensar nesta possibilidade de trabalhar efetivamente de forma remota. Para isso, deixo três dicas importantes para frisar em seu currículo, caso queria embarcar neste bonde.
A primeira: destaque quais sãos as suas características que o traduzem como um bom profissional para o trabalho a distância. Exemplo: concentração, disciplina, facilidade com os meios eletrônicos de comunicação a distância e por aí vai.
Em um segundo momento, fale de suas habilidades técnicas que poderão ser aplicadas nesta forma de trabalho. A parte técnica será um fator bastante valorizado nestes profissionais que precisam entregar resultados.
E por último, não deixe de mencionar sua disponibilidade de tempo. Não se prenda ao tradicional horário comercial. Abra fronteiras e se reinvente também, disponha de espaço na agenda e deixe a empresa fazer a sua proposta para um horário de trabalho que ela possa contar efetivamente com você. Mostre que você é um candidato atual e disposto a enfrentar o novo. Boa sorte!
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