O começo de 2021 não está sendo fácil para quem busca uma oportunidade no mercado de trabalho. Com o avanço da Covid-19, ações restritivas estão sendo adotadas em estados e municípios. Ao mesmo tempo em que é uma medida, a meu ver necessária, o lockdown tem efeitos colaterais. Um remédio amargo, porém, até que tenhamos a vacina para a maioria, é o que se mostra mais eficaz para tentar reduzir o contágio.
Mas mesmo neste período, a você que procura emprego ou que pretende fazer uma troca de empresa ou área, digo: não pare com seu projeto. Adapte-se. Enquanto não for possível fazer conversas presenciais, um relacionamento em um café, uma conversa em um evento, encontre meios de permanecer na vitrine.
Não vou inventar a roda. Vamos direto ao assunto: o que temos para hoje como eficaz - e digo isso porque trabalho diariamente com essa ferramenta - é o uso da rede LinkedIn para expor seu perfil profissional. Para melhor usá-la, deixo a você algumas dicas na visão de quem analisa candidatos por meio desta ferramenta a todo momento.
1 – Mantenha sua página atualizada e com um aspecto visual gostoso de navegar. Uma boa foto de perfil lhe dará muitos pontos. Qual a melhor foto? Aquela que melhor traduz a sua intenção profissional.
2 – Use o espaço abaixo do seu nome, no perfil, para inserir função e área em que atua ou deseja atuar, pois são esses os termos que mais usamos como recrutadores para procurar possíveis candidatos.
3 – Nos campos ‘Sobre’ e ‘Experiência’, evite copiar e colar o que você tem no seu currículo. Encontre formas mais modernas como, por exemplo, usar do artifício do storytelling, que é uma maneira de relatar a sua experiência por meio de uma sucinta contação de história.
4 – Mantenha a página atualizada, com informações relevantes, é claro! Interaja, conecte-se e, quando possível, ajude os colegas da plataforma.
Siga essas dicas e certamente isso tudo vai lhe dar uma boa visibilidade nestes tempos difíceis para o mercado de trabalho. Torço por você!
STF e governistas intensificam ataques para desgastar Tarcísio como rival de Lula em 2026
Governo e estatais patrocinam evento que ataca agronegócio como “modelo da morte”
Pacote fiscal pífio leva Copom a adotar o torniquete monetário
Por que o grupo de advogados de esquerda Prerrogativas fez festa para adular Janja
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS