O vídeo com os 10 mandamentos dos reis do camarote, publicado pela Revista Veja SP nesta semana, foi a grande atração da internet. Não faltaram críticas e xingamentos para o modo de vida de Alexander de Almeida, um dos personagens da matéria, que trouxe à tona a vida badalada – e rica – de alguns paulistanos.
No entanto, a Toda Letra prestou mais atenção ao modo de falar de Alexander do que necessariamente ao esbanjamento de dinheiro que comete. Por isso, como não queremos nos igualar a Deus, criamos aqui os 5 mandamentos da língua portuguesa que o empresário deveria ter seguido:
1 – Não mudarás o gênero da palavra: “champanhe” ou “champanha” (tanto faz) é sempre substantivo masculino. Ao falar da bebida mais pedida em seu camarote, Alexander fala algumas vezes sobre “a champanhe”, no entanto, sempre diga “o champanhe”.
2 – Não usarás MIM no lugar de EU: Em uma de suas frases, Alexander diz que anda com segurança particular. “Para mim ter mais cuidado com minha vida”, explica. MIM não faz nenhuma ação de verbo – MIM não tem, MIM não anda com segurança, MIM não pede champanhe, MIM não faz nada. Isso porque MIM é complemento. Se usasse “Tenho segurança particular para mim” estaria certo. Porém, na frase, o certo seria ” Para eu ter mais cuidado”.
3 – Não usarás EU no lugar de ME: A confusão foi tanta que Alexander usou EU quando não devia. Ao falar sobre a exclusividade do camarote, ele diz que no camarote “tem gente servindo eu e meus convidados”. Ai, ai. O certo, aqui, seria “Servindo a mim e a meus convidados” ou ainda “Me servindo e meus convidados”.
4 – Não matarás a concordância verbal: O champanhe, na entrevista, deu pano para manga! Ao explicar como a bebida “agregava” ao seu camarote, Alexander diz essa pérola: “A champanhe são status”. Essa bebida é mesmo especial, pois uma já significa uma dúzia delas! Brincadeiras à parte, a concordância correta dessa frase é “O champanhe é status”. O verbo SER, apesar de ter uma concordância especial na gramática, concorda com champanhe, por isso fica no singular.
5 – Cuidarás com a Toda Letra: esse mandamento é só para o rei do camarote não esquecer que, toda vez que virmos algo muito absurdo na rede, principalmente em relação ao seu conteúdo, estaremos de olho na utilização da língua portuguesa!
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e apoiadores reagem a relatório da PF que indiciou 37. Assista ao Entrelinhas
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Otan diz que uso de míssil experimental russo não vai dissuadir apoio à Ucrânia