• Carregando...
Bastante ou bastantes?
| Foto:

Existem algumas palavras na língua portuguesa que, de tão estranhas, até parecem erradas. É o caso que nossa leitora Ana Paula Glockner mandou como dúvida, da palavra “bastantes”. A forma existe e está correta quando se refere a “muitos”, “vários”. Nesse caso, a palavra é um adjetivo e varia normalmente de acordo com o vocábulo a que se refere. No exemplo abaixo, é obrigatório o uso do plural:

Fiquei com BASTANTES dúvidas em relação ao preenchimento do questionário.
(Fiquei com VÁRIAS dúvidas…)

É bem estranho, porque não estamos acostumados a ouvir essa palavra no nosso dia a dia, mas está correto. Errado seria se utilizássemos no plural.

Já a palavra “bastante”, no singular, é usada quando tem sentido de “muito”, ou seja, quando é um advérbio de intensidade. Veja a frase:

Todos ficaram BASTANTE emocionados com o discurso do orador.
(Todos ficaram MUITO emocionados…)

Ou seja, na língua portuguesa, às vezes o ouvido pode nos pregar peças e fazer parecer errado algo que está certo.

Aproveito para falar de outra expressão que também gera dúvida e nos dá a mesma impressão de erro: “é preciso”. Na expressão, tanto o verbo “é” quanto a palavra “preciso” devem concordar com a palavra a que se referem. Veja:

Para manusear o equipamento, são precisos cuidados.

Se você achar muito estranho e quiser mudar a frase, pode substituir por “é necessário” (que, no plural, fica “são necessários (as)”) ou ainda incluir o verbo “ter” na sentença. Ficaria assim:

Para manusear o equipamento, é preciso TER cuidados.

OU

Para manusear o equipamento, são NECESSÁRIOS cuidados. 

Ainda ficou com alguma dúvida? Faça como a Ana Paula e nos mande sua questão de língua portuguesa. Curta nossa página no facebook ou mande seu comentário!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]