Você já percebeu como a palavra ONDE passou a ser usada indiscriminadamente, como se fosse um elemento de coesão universal? O ONDE é um pronome relativo que deve servir como referência em um texto. Sempre digo que a dúvida maior não é se deve ser usado com “A” ou não, mas sim o momento em que deve ser usado. Já cansei de ouvir frases de políticos como esta aqui: “Fizemos investimentos onde todos serão beneficiados”. Como assim?? Nessa construção, simplesmente não cabe usar ONDE, pois a palavra não está remetendo a lugar, mas sim a uma situação. O correto seria “Fizemos investimentos com os quais todos serão beneficiados”. Ou seja, mais que saber usar ONDE ou AONDE, temos que saber, antes de tudo, que tanto uma quanto outra palavra só podem ser usadas quando estiverem se remetendo a LUGAR.
Hoje, em um grande portal de notícias, apareceu a seguinte manchete: “Governo cancela pregão onde gastaria R$ 15 mil com chicletes”. O uso do ONDE na frase é incorreto e impróprio, pois “pregão” não é um lugar. Essa utilização do pronome virou uma espécie de “muleta de coesão”, ou seja, muitos se apropriam da palavra sem que ela signifique realmente um elemento de ligação. Na manchete citada, o correto seria “Governo cancela pregão no qual/ em que gastaria R$ 15 mil com chicletes”.
Quanto ao uso da preposição
Além da explicação acima, a palavra ONDE também suscita outra dúvida: quando deve ser usado com a preposição A. Quando usamos AONDE, normalmente nos referimos a um verbo que exige preposição A, que são os chamados verbos “de movimento” – ir, chegar etc. Na frase “O nosso vendedor vai aonde está o consumidor”, o verbo IR é que indica o uso do AONDE (preposição A + ONDE), pois quem vai, vai A algum lugar.
Se usamos apenas o ONDE, significa que estamos completando a ideia de um verbo que não exige preposição A. No exemplo “Por anos, centenas de pessoas construíram suas casas onde isso não era permitido”, isso não era permitido EM algum lugar, ou seja, a preposição exigida é o EM, por isso uso do ONDE (já que não existe a junção do EM com o ONDE).
Basta olhar o verbo a quem o ONDE está se referindo e analisar se exige preposição A para não errar mais!
Se você tem alguma outra dúvida, mande para nós!