Já que estamos em meio ao Rock in Rio, um dos maiores eventos de música do mundo, nada melhor que falar sobre o uso do verbo TER no sentido de HAVER. A nossa leitora, Marli Faria, inclusive, nos enviou uma dúvida com esse teor. Ela nos questionou se o certo é “Na sala, tinha cinco alunos” ou “Na sala, tinham cinco alunos”.
A mesma construção que Marli citou aparece em uma matéria sobre o Rock in Rio, em que Roberto Medina, dono do evento, diz: “Tem dois dias de heavy metal no festival”. Da mesma forma, participantes dos shows têm dito por aí que, no show de Fulano, “tinha muita gente!”. Pois bem, vejamos esse uso do verbo TER.
O uso do verbo TER no sentido de HAVER, como é o caso das frases, não é indicado na norma culta. Ele acontece na linguagem oral, mas na língua escrita o registro não é correto. Portanto, há apenas uma forma certa; o correto mesmo é escrever “Na sala, havia cinco alunos”, “Há dois dias de heavy metal no festival” e “Havia muita gente”, porque o verbo HAVER, nesse caso, tem o sentido de existir – significado que se tenta atribuir ao verbo TER na linguagem coloquial.
Quando falamos de maneira informal, até pode ser perdoado esse uso mais coloquial, no entanto, na escrita, evite usar verbo TER com sentido de HAVER.