O uso do infinitivo (verbos terminados em -R: protestar, distrair, usar) na língua portuguesa tem várias armadilhas. Uma delas é o plural. De todas as formas nominais (infinitivo, gerúndio, particípio), é a única que tem variação de número, por isso existem os infinitvos flexionado e não flexionado. Essas frases são muito comuns na mídia, como uma que apareceu em nova declaração polêmica de Pelé sobre a Copa do Mundo:
Em recado aos brasileiros, Pelé pede para voltarem (ou “voltar”) a protestar só depois da Copa do Mundo.
Ou ainda:
Governo obriga ministros a se posicionar (ou “a se posicionarem”) diante de críticas.
Na verdade, o uso é facultativo. Quando o verbo no infinitivo vier depois de uma preposição em uma estrutura como essa (“a” e “para”, nos exemplos), pode-se usar o infinitivo flexionado ou não, ou seja, pode ficar no singular ou ir para o plural.
Alguns gramáticos indicam que sempre se use o plural, mas a forma no singular é aceita e igualmente correta.
Cuidado, apenas, quando houver dois verbos no infinitivo, como na frase abaixo:
Ao menos doze governadores no Brasil vão investir principalmente nas redes sociais para tentar ser reeleitos nas eleições de 2014.
Na frase, lado a lado, há dois verbos no infinitivo: “tentar” e “ser”. E a dúvida cruel é: escrevemos “para tentar ser”, “para tentarem ser” ou “para tentar serem”? Neste caso, o verbo também vem depois de preposição, o que torna facultativo, novamente, o uso do plural. No entanto, como há dois verbos no infinitivo, apenas o PRIMEIRO vai para o plural. Portanto, pode-se escrever:
Ao menos doze governadores no Brasil vão investir principalmente nas redes sociais para tentar ser reeleitos nas eleições de 2014.
Ao menos doze governadores no Brasil vão investir principalmente nas redes sociais para tentarem ser reeleitos nas eleições de 2014.
O único verbo que admite o uso do plural em um ou outro verbo nesse tipo de locução é o PARECER.
Eles parecem estar cansados.
Eles parece estarem cansados.
Com todos os outros verbos, havendo a possibilidade de usar o plural, apenas o primeiro é flexionado.
Existem outros casos de infinitvo flexionado na língua portuguesa. Tornaremos a eles ainda nesta semana!