Você já se perguntou: “Como posso melhorar a performance do meu time para, de fato, alcançar previsibilidade nas vendas?”
Muitas vezes, a resposta pode não ser tão fácil. Seria o perfil dos vendedores? Ferramentas para geração de listas? Estruturação das cadências de prospecção e vendas?
Sabemos que a grande maioria dos vendedores brasileiros têm dificuldade em prospectar novos clientes, o que não significa que não façam prospecção!
O que geralmente acontece é que a pressão para abrir novas oportunidades faz os profissionais da área trabalharem essa etapa do processo comercial de maneira amadora. Com isso, espantam os potenciais clientes e deixam de ampliar a carteira e conquistar novos mercados.
Foi por desafios listados acima que a Receita Previsível se consolidou no Brasil como uma metodologia extremamente popular!
Thiago Muniz, CEO da Receita Previsível®, concedeu uma entrevista para a nossa coluna, e fizemos uma compilação das informações, conseguindo entender quais os motivos que fazem a Receita Previsível se tornar esta febre entre os amantes de vendas.
1. O que é Receita Previsível?
A Receita Previsível® é uma metodologia que nasceu da prática de Aaron Ross na Salesforce no Vale do Silício. É a especialização do time de vendas, dividido em pré-vendas, que qualifica prospects/potenciais clientes e descartam aqueles fora do perfil, focando em melhores oportunidades, e vendedores que são responsáveis só pelo fechamento da venda e não precisam se dividir entre prospectar, vendas e cuidar da carteira e sucesso do cliente. Estes são responsáveis por garantir o máximo uso do seu produto/receita por parte do cliente, cuidando do pós-vendas e gerando mais lucratividade e novas oportunidades de venda dentro da sua carteira.
Uma das principais vantagens é ter uma previsibilidade na geração de oportunidades e maior lucratividade, pois é possível saber informações estratégicas como tempo médio de fechamento e ciclo de vendas, considerando o primeiro contato, o fechamento, a lucratividade e a retenção de clientes da carteira.
2. Por que você acha que a Receita Previsível é tão famosa no Brasil?
A metodologia é considerada a "Bíblia de Vendas do Vale do Silício" e é citada por grandes nomes do país como Tallis Gomes, fundador da Easy e Singu; Camila Farani, multiempreendedora e Shark Tank; Thiago Nigro, influencer e empresário do mundo digital; Romero Rodrigues, fundador do Buscapé; e Gustavo Caetano, da Samba Tech, como um método que ajudou essas empresas a aplicar o mesmo que a Salesforce, com a ajuda do Aaron fez. Na Salesforce, foram mais de 100 milhões de dólares de receita recorrente e nas startups destes profissionais, negócios tradicionais e variados, o método funciona muito bem. Como é uma metodologia que veio da prática, é desenvolvido com prática. Acredito que a capacidade de transformar ideias em ação é uma das principais vantagens do método.
3. Qual a visão da Receita Previsível do mercado brasileiro?
Hoje, eu e Aaron Ross acreditamos que o brasileiro ainda precisa conhecer mais da metodologia. Quando saímos do mundo das startups, muitas empresas tradicionais B2B e B2C ainda não conhecem o método. O que é uma grande oportunidade para nós. O mercado brasileiro tem diferenças com as experiências no exterior, a principal delas é a ansiedade do empresário brasileiro em ver rapidamente resultados, pois, caso contrário, irá "puxar da tomada“ a especialização do time de vendas. Isso é um desafio que constantemente nos faz inovar em ações e estratégias que aceleram resultados durante a implementação. O brasileiro que a conhece, ama a Receita Previsível e aplica no seu dia a dia.
4. Quais os principais benefícios da implementação da Receita Previsível em uma empresa?
Os principais benefícios como falei são a maior lucratividade, previsibilidade dos resultados, mas, principalmente, não depender de fatores externos para prever suas ações. É uma mudança organizacional que garante que sua empresa esteja medindo o tempo todo o que funciona na sua operação para gerar resultados.
Imersão da Receita Previsível
A Imersão é o primeiro evento presencial oficial no Brasil do método feito pelo CEO e sócio da operação brasileira de Aaron Ross da consultoria da metodologia. O método se transformou em livro best-seller na Amazon e traduzido em mais de 20 línguas.
Thiago Muniz, CEO da operação brasileira, é considerado pelo próprio Aaron seu "cérebro em português" e é responsável por desenvolver o método junto com um time de consultores sêniores no país.
A Imersão vai falar não só do que está no livro, mas como desenvolvemos a metodologia e a aplicamos, considerando a realidade local do país.
Você sabe como abordar clientes maiores? Quer entender como os líderes do mercado fazem para converter grandes oportunidades e como trazer isso para a sua rotina?
Uma boa dica para resolver isto é a leitura do livro Receita Previsível.
- Mercado imobiliário descobre na automação residencial uma forma de revolucionar a forma de vender imóveis
- A nova cultura do processo de vendas passa pelo uso das plataformas tecnológicas segundo executivo do LinkedIn
- Unbound Marketing: como construir uma estratégia exponencial usando marketing em ambiente digital
Inelegibilidade de Caiado embaralha ainda mais a disputa pela presidência em 2026
Oposição e juristas questionam prisão de Braga Netto sem indícios atuais de obstrução
Lula diz que Braga Netto tem direito à presunção de inocência que ele não teve
Como fica a última praia deserta de Balneário Camboriú após leilão da Caixa