Já faz um mês o New York Times entrevistou Francis Collins, o geneticista que comandou a parte pública do Projeto Genoma e hoje dirige o National Institutes of Health norte-americano. Como sabemos, Collins, além de grande cientista, é um cristão devoto, autor de A linguagem de Deus e A linguagem da vida; ele ajudou a criar a Fundação BioLogos, que tem como objetivo espalhar, especialmente entre os cristãos evangélicos dos Estados Unidos, a consciência de que cristianismo e evolução são compatíveis. Mas a entrevista não foi exatamente sobre ciência e religião: era sobre livros, para uma seção semanal do jornal chamada “By the book”. Mas, sendo Collins quem é, claro que a conversa acabaria também se encaminhando para o nosso tema.
Collins fala dos livros de que mais gosta, dos autores que lia quando criança, de seus gêneros preferidos (ele é fã de biografias), das obras que tiveram mais impacto sobre sua personalidade (C.S Lewis, com seu Mero Cristianismo, foi decisivo na vida do geneticista), dos autores que gostaria de conhecer (no caso, o evangelista São Lucas), dos livros de que não gostou…
Parte considerável da conversa gira em torno de livros sobre ciência. Collins recomenda, por exemplo, A vida imortal de Henrietta Lacks (é um que eu tive curiosidade instantânea de ler quando vi nas livrarias). E diz que ninguém explica tão bem os mistérios da neurociência quanto Oliver Sacks (concordo plenamente).
E, especificamente sobre ciência e fé, quais são as recomendações de Collins? Ele começa com Coming to peace with science, de Darrel Falk, e Origins, de Deborah e Loren Haarsma, como dicas para “cristãos conservadores” a respeito da controvérsia entre criação e evolução. Quem quiser avançar um pouco mais no tema pode se interessar por Finding Darwin’s God, de Kenneth Miller, e Saving Darwin, de Karl Giberson. A seguir, recomenda Creation or Evolution: do we have to choose?, de Denis Alexander; e termina com The reason for God, de Tim Keller, como exemplo da perspectiva de um líder religioso sobre a relação entre fé e razão. Quando perguntado sobre os livros que estão em sua biblioteca e deixariam um visitante surpreso, Collins respondeu que tem quase tudo de Richard Dawkins e do falecido Christopher Hitchens (que era amigo pessoal de Collins, aliás). “É preciso ir fundo nos argumentos contrários aos nossos para saber se nossa própria posição continua a ser defensável”, explica.
E, das recomendações de Collins, o que vocês têm em suas bibliotecas? Eu li e resenhei Saving Darwin (e confira aqui as resenhas de outros livros sobre ciência e fé que não estão na lista de Collins); tenho em casa os livros de Miller e Alexander, mas ainda não os li. Apesar de não ser sobre ciência e fé, como Mero Cristianismo apareceu na conversa, não posso deixar de recomendar. E, embora Collins tenha lido muito mais que eu, pelo menos em uma coisa eu ganho dele: já li alguns livros de Dostoievski…
Prêmio Top Blog 2013, votação em breve!
Em 9 de setembro começa a primeira rodada de votação da edição 2013 do prêmio Top Blog. Em 2010 e 2011, o Tubo venceu a categoria “Religião/blogs profissionais” pelo voto popular. Em 2012, não ficamos entre os finalistas, mas o Blog Animal, também da Gazeta, venceu sua categoria pelo júri acadêmico. Esse ano, teremos outros blogs da Gazeta do Povo concorrendo também, à medida que eles forem se inscrevendo vocês saberão como votar em todos eles.
——
Você pode seguir o Tubo de Ensaio no Twitter e curtir o blog no Facebook!
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Câmara vai votar “pacote” de projetos na área da segurança pública; saiba quais são
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS