• Carregando...
A controvérsia está resolvida, mas nem por isso ela vai embora
| Foto:

Quem diz isso é o biólogo evolucionista norte-americano Douglas Futuyma, autor de diversos livros que defendem a teoria da evolução e refutam o Design Inteligente. Ele esteve na Índia e deu uma entrevista ao site livemint. O propósito de sua viagem era falar sobre evolução e o futuro das doenças, mas as perguntas começaram pela relação entre a teoria de Darwin e a fé religiosa.


Para Douglas Futuyma, já existe um modelo acabado para a conciliação entre evolução e fé religiosa. (Foto: Divulgação/Stony Brook University)

Futuyma, que preferiu não dizer se tinha alguma religião para que isso não “contaminasse” suas afirmações (e não consegui descobrir se ele realmente tem alguma religião; alguém tem mais informações?), dá por encerrada a controvérsia entre religião e evolução, no sentido de que a conciliação não apenas é possível, como também é adotada por muitos cientistas e crentes. “O ponto é que isso é um fato empírico, as pessoas são capazes de conciliar evolução e religião. Normalmente, o modo como isso é feito é o modo que a Igreja Cátólica emprega, isto é, dizer que há um Deus, que Ele criou as leis e forneceu a energia inicial, e deixou que tudo isso se desenvolvesse por conta própria. São essas regras que a ciência, então, tenta descobrir”, afirmou, depois de citar várias pessoas que Futuyma conhece e que fazem essa conciliação tranquilamente.

Mas, ao mesmo tempo, o cientista afirma que, por mais que os termos da paz entre evolução e fé estejam acertados e assinados, a polêmica não vai desaparecer, e que ele não sabe o que fazer a respeito (além do que ele já vem fazendo, imagino eu). Na entrevista, Futuyma cita Dawkins como um exemplo de estratégia que não deve ser seguida, por reforçar a percepção de que a evolução nega a existência de Deus. Acho que é justamente essa percepção que vai manter o debate sempre aceso, mas ela não é exclusividade do ateísmo militante, pois também é o grito de guerra dos criacionistas. É justamente isso que une os dois extremos do debate, e talvez essa constatação seja o melhor indicador de que nenhuma das posições extremistas está correta.

Evento sobre ciência e fé em Curitiba
No próximo dia 20, é a vez deste blogueiro dar uma palestra na Escola do Bosque:


Evento sobre ciência e fé ocorre em Curitiba no dia 20. (Imagem: Divulgação)

——

Você pode seguir o Tubo de Ensaio no Twitter e curtir o blog no Facebook!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]