• Carregando...
A criação do mundo, 500 anos atrás
| Foto:

Calma lá, não é nenhum novo tipo de criacionismo! É apenas a homenagem do blog aos 500 anos dos geniais afrescos de Michelangelo no teto da Capela Sistina. Em 31 de outubro de 1512, o Papa Júlio II rezou as Vésperas na capela; em 1.º de novembro, o pontífice inaugurou a Capela Sistina com missa solene, segundo o site dos Museus Vaticanos. Algumas fontes datam o fim da pintura em 2 de novembro.

(O afresco do Juízo Final, na parede do altar, foi feito bem depois, entre 1536 e 1541)

E olhem que o primeiro impulso de Michelangelo foi recusar o pedido de Júlio II, pois o artista gostava mesmo era de escultura (imaginem se ele preferisse a pintura, então…). Para nossa felicidade, o Papa foi bem persuasivo e Michelangelo não teve muita escolha a não ser aceitar (para fazer o teto, Michelangelo teve de largar o trabalho no túmulo do próprio Júlio II. Terminados os afrescos, Michelangelo retomou a tumba na igreja de San Pietro in Vincoli e nos deu o Moisés).

Então, confiram algumas imagens dos afrescos centrais do teto da Capela Sistina:


Detalhe da cena em que Deus separa a luz da escuridão; apesar de ser o início da história bíblica, foi por ela que Michelangelo terminou seu trabalho. (Imagem: Reprodução)

A seguir, Deus separa as águas. (Imagem: Reprodução)

Detalhe do afresco que descreve o surgimento do Sol e da Lua, no quarto dia da criação. (Imagem: Reprodução)

A célebre cena da criação de Adão, talvez o afresco mais famoso da Capela Sistina. (Imagem: Reprodução)

A seguir, a criação de Eva. (Imagem: Reprodução)

E não podia faltar o Dilúvio. O teto da capela ainda tem outros três afrescos, que descrevem a expulsão de Adão e Eva do paraíso, e duas cenas da história de Noé que não são relevantes para o tema deste blog. (Imagem: Reprodução)
Reprodução
Ao contrário do que diz a lenda, Michelangelo pintou o teto da Capela Sistina em pé, e não deitado sobre o andaime. Ele escreveu um soneto sobre o processo de pintura e fez um desenho mostrando como era o trabalho. (Imagem: Reprodução)

Ontem, Bento XVI repetiu o ato de seu predecessor Júlio II exatos 500 anos atrás e rezou as Vésperas na Capela Sistina. (Foto: Reuters / L’Osservatore Romano)

Aproveite e faça uma visita virtual à Capela Sistina.

——

Você pode seguir o Tubo de Ensaio no Twitter e curtir o blog no Facebook!

——

Prêmio Top Blog 2012, estamos na segunda fase!
Não só o Tubo de Ensaio, mas todos os blogs da Gazeta do Povo que concorrem ao Prêmio Top Blog 2012 ficaram entre os Top 100 de suas categorias e disputam a segunda fase. A votação recomeça do zero; se você já votou na primeira fase, pode votar de novo, usando seu e-mail, o Twitter e o Facebook. Para ajudar o Tubo de Ensaio a chegar ao tricampeonato na categoria “religião / blogs profissionais / voto popular”, clique aqui ou no selo ao lado. Confira os links para também votar nos outros blogs da Gazeta do Povo (cada internauta pode votar em quantos blogs quiser, mas não é possível votar duas vezes no mesmo blog usando uma única conta de e-mail):
O Blog Animal concorre em “Bichos e animais” (vote)
O Diário de Antonio concorre em “Variedades” (vote)
O Ir e vir de bike concorre em “Variedades” (vote)
O Uma família brasileira na China concorre em “Viagens e Turismo” (vote)
O CWB Live concorre em “Música” (vote)

Vote e compartilhe o link com seus amigos! O Tubo de Ensaio e os outros blogs da Gazeta do Povo agradecem!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]