| Foto:

Há algumas semanas, eu comentei no blog sobre as medidas que algumas igrejas católicas estavam tomando por causa da gripe suína. Ontem entrou no ar uma reportagem mostrando que a gripe está tendo efeitos semelhantes entre judeus e hindus.

CARREGANDO :)

A reportagem se divide em dois grandes temas: um deles é o esforço de preces para que a doença não se espalhe, e o outro (que nos interessa) é a adoção de medidas práticas. No caso dos judeus, por exemplo, a gripe poderia afetar o hábito de beijar a mezuzá, um objeto contendo um rolo de pergaminho com textos do Deuteronômio. A mezuzá não é beijada diretamente: a pessoa a toca com a mão, que depois é beijada. Uma opção considerada pelos rabinos seria manter o gesto, mas sem que a mão efetivamente tocasse a mezuzá. Na Índia, os líderes religiosos desaconselharam as pirâmides humanas comuns no festival de Janmashtami, festa do Hinduísmo que recorda o nascimento de Krishna e que esse ano foi realizada no meio de agosto. O objetivo das pirâmides é alcançar um pote, relembrando um episódio da infância do deus.

Publicidade

Voltando à Igreja Católica, percebi que outras dioceses (como São José dos Campos e Blumenau, para ficar naquelas onde estive nos últimos dias) andam aderindo à fobia generalizada. Eu continuo achando que a comunhão na mão é muito mais arriscada, em termos de contaminação, que a comunhão na boca. Afinal, o fiel está levando a mão à boca, mão que pegou folheto usado por outras pessoas, que encostou no banco da igreja, no banco do ônibus, sabe mais Deus onde. Por causa disso, um padre escreveu o texto O vírus da gripe A é anticlerical. Claro que por trás da ironia existem algumas boas verdades. Aliás, na Basílica de São Pedro existe uma tradição interessante: os católicos que visitam a igreja beijam um dos pés de uma antiquíssima estátua de são Pedro. Até agora não vi nada a respeito de revogar esse costume…

——

Já avisei no Twitter, mas reforço aqui: criamos uma seção no blog onde eu reuni todos os posts publicados até agora no Tubo que tenham vídeos. O elenco é bom e variado: Richard Dawkins, John Lennox, Michael Shermer, Dinesh D’Souza, padre Paulo Ricardo, dom Fernando Rifan, Karl Giberson… basta clicar em “Vídeos”, logo abaixo do banner com a foto deste blogueiro.

——

Continuem seguindo o Tubo de Ensaio no Twitter. Além das atualizações, temos links interessantes e agenda de eventos sobre ciência e religião em Curitiba.

Publicidade