Vocês lembram de um post no fim de novembro do ano passado sobre uma nova alegação dos criacionistas de Terra jovem? Eles afirmavam que a velocidade do decaimento de radioisótopos não era constante, mas variável, e isso explicaria por que a Terra parece ter bilhões de anos quando na verdade teria apenas alguns milhares. Outro grupo criacionista (mas de Terra antiga), o Reasons to Believe, apresentou uma refutação a esses argumentos.
Pois o RTB voltou à carga nesta semana, com um novo comentário sobre o tema. O físico Alfred Tang, pesquisador da Baylor University, da Chinese University of Hong Kong e da Kansas State University, analisou um paper de julho de 2012 segundo o qual erupções solares alterariam a velocidade de decaimento de certos isótopos. Tang se pergunta se isso poderia ser usado como argumento por criacionistas de Terra jovem, e conclui que não.
Temos que tirar o chapéu para o esforço que Tang faz para explicar coisas que me parecem absurdamente complexas em uma linguagem pelo menos compreensível para mostrar o que tem de esquisito nas alegações do paper da equipe liderada por Jere Jenkins. Mas o melhor ele deixou para o final, ao afirmar que, “num modelo de Terra jovem, Adão e Eva teriam de ter recebido uma dose de radiação de 1,5 milhão de milisieverts. A dose letal é de 4,5 mil milisieverts por ano. O cálculo indica que havia radiação suficiente no Jardim do Éden para aniquilar Adão e Eva mais de 300 vezes, no mínimo”. Não tem como não achar graça imaginando a cena, que inspirou a imagem do post (mas não sou bom de Photoshop, nem sei se é assim mesmo que eles ficariam no caso de uma explosão atômica no Éden).
No fim, Tang lembra que os criacionistas de Terra jovem acabam recorrendo à onipotência divina para justificar suas crenças sobre a idade da Terra. Deus efetivamente pode fazer tudo, e pode fazer rapidamente, afirma; mas, para ele, tudo indica que o criador prefere desenvolver seu trabalho mais lentamente. Eu acrescentaria, e esse é um argumento caro ao blog, como os leitores mais antigos sabem, que Deus, sendo a Verdade, não levaria sua criatura ao engano fazendo o mundo parecer mais velho do que é.
——
Você pode seguir o Tubo de Ensaio no Twitter e curtir o blog no Facebook!
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS