• Carregando...
Arqueólogos entram meio sem querer em controvérsia bíblica
| Foto:
Reprodução
O rei Davi, como esculpido por Donatello. Rei poderoso, rei inexpressivo ou personagem de ficção?

O antropólogo Thomas Levy, da Universidade da Califórnia em San Diego, o arqueólogo jordaniano Mohammad Najjar, e sua equipe atiraram no que viram e podem ter acertado no que não viram. No Cosmic Log, o blogueiro Alan Boyle, editor de Ciência da msnbc.com, conta como o trabalho desses cientistas pode jogar mais luzes no debate sobre a existência e a relevância dos reis Davi e Salomão, algo que, como conta o antropólogo, não estava exatamente nos planos de Levy e Najjar quando eles começaram a pesquisar uma antiga mina de cobre que poderia (ou não) ter ligação com as famosas minas do rei Salomão (que inspiraram, no fim do século 19, um livro adaptado um punhado de vezes para o cinema; a versão mais famosa tem no elenco o cara que fazia o comissário Dreyfus nos filmes do inspetor Clouseau).

Boyle conta que esse debate voltou à tona com a ajuda da revista National Geographic, que publicou uma matéria de capa sobre a controvérsia (também está na edição brasileira da revista, embora a chamada seja bem sensacionalista, já que promete “a verdadeira história” e não entrega bem isso, como veremos). A matéria diz que existem escolas de pensamento completamente opostas nesse tópico: vão de quem afirma que Davi e Salomão são apenas ficção bíblica até arqueólogos que escavavam com a Bíblia na mão; claro, passando por quem defendia que Davi, Salomão e seu reino tiveram existência histórica, mas eram irrelevantes no balanço de forças do Oriente Médio na Antiguidade. Cada nova descoberta dispara uma competição de “é!” e “não é!” entre arqueólogos a respeito da ligação entre o achado e os personagens bíblicos. A reportagem explica com mais detalhes quais foram os achados de Levy e Najjar, e como eles se encaixam nessa disputa. Como percebi que nos comentários recentes houve uma conversa sobre comprovações históricas de personagens da Antiguidade, fica a dica de leitura para o fim de semana!

——

O Tubo de Ensaio é um dos três finalistas do prêmio Top Blog 2010 na categoria “blogs profissionais/religião”, tanto pelo voto popular quanto pelo júri acadêmico. Nas duas disputas, também são finalistas o Ancoradouro, de Fortaleza, e o blog da Ana Néri (que conheci pessoalmente quando estive no programa do professor Felipe Aquino). Queria agradecer a todos que votaram no Tubo, aos que fizeram campanha para convencer outros a votar, e aos comentaristas que tornam o blog melhor com seus insights e sugestões. Os vencedores serão anunciados em 18 de dezembro.

——

Hoje é dia de dar Follow Friday no Tubo de Ensaio!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]