| Foto:
CARREGANDO :)

Na volta deste feriadão, a novidade é mais um vídeo legendado de Thomas Woods, autor de Como a Igreja Católica construiu a civilização ocidental. Este é o terceiro episódio de A Igreja Católica, construtora da civilização, série de televisão que ele criou para um canal norte-americano. Neste episódio, Woods trata de indivíduos e grupos de católicos que promoveram grandes avanços na ciência, começando pelo franciscano Roger Bacon, um dos precursores do método científico. A partir daí, Woods enfileira uma série de mentes brilhantes, como Santo Alberto Magno, Giovanni Cassini, Roger Boscovitch, Giambattista Riccioli e por aí vai. Pelo menos um dos nomes que Woods chama de “esquecidos” é bem familiar aos leitores do Tubo, o de Nicolau Steno. E Woods dá um destaque todo especial aos jesuítas, que se meteram em praticamente todas as ciências existentes, a ponto de a Sismologia ter sido apelidada de “ciência jesuítica”.

Então, reservem aí meia horinha do seu dia para assistir (as legendas são cortesia do usuário kandungus do YouTube):

Publicidade

E ainda podemos acrescentar: terá sido tudo mera coincidência? Por um acaso calhou de todos esses cientistas serem católicos, talvez do tipo que só responde “católico” na hora do recenseamento, ou aparece na igreja apenas na Páscoa e no Natal? Não parece. Vejam quantos clérigos estão na lista. E olhem que naquele tempo os jesuítas eram mesmo católicos (hoje eu já não boto a mão no fogo pelos filhos de Santo Inácio). Então é impossível dizer que essas pessoas se destacaram na ciência apesar de serem católicos. O que se conclui do episódio é que, na pior das hipóteses, a Igreja nunca se opôs à pesquisa científica (o que já é um tremendo balde de água fria nos defensores do conflito entre ciência e fé); na melhor das hipóteses, a Igreja encorajava essa pesquisa.

Ah, sim, Woods promete que o próximo episódio será apenas sobre o caso Galileu. Enquanto não aparecem as legendas, vocês podem conferir essa resenha de um livro bem completo sobre o episódio, publicada no Tubo no começo desse ano.

Só para lembrar, os dois primeiros episódios estão na seção “Vídeos” do site, basta clicar no link que está logo abaixo do cabeçalho do blog.

——

O Tubo de Ensaio está no Twitter, você já segue o blog?

Publicidade