• Carregando...
Ciência e religião para adolescentes (em inglês)
| Foto:

O Faraday Institute for Science and Religion, da Universidade de Cambridge, e o Instituto de Educação da Universidade de Reading (também na Inglaterra) se uniram em um projeto de ciência e religião para adolescentes. O Learning about science and religion (Lasar) é direcionado para adolescentes. Se eu entendi bem as tabelas sobre educação britânica, o público-alvo é de estudantes a partir dos 11 anos.

Reprodução autorizada / www.FaradaySchools.com
A ciência não tem a resposta para todas as perguntas; mas isso não é demérito nenhum.

O site tem um pouco de tudo: vídeos, textos, quadrinhos sobre temas que vão desde a relação em geral entre ciência e fé até aqueles temas que já conhecemos, como criação e evolução, origem do universo, interpretação da Bíblia à luz do atual conhecimento científico, os limites da ciência. Tem também guias para os professores que vão tratar desses assuntos com a garotada.

Reprodução autorizada / www.FaradaySchools.com
Caçando o verdadeiro sentido das palavras da Bíblia.

A descrição do projeto diz que o Lasar foi motivado pela preocupação com a noção de que ciência e religião são adversárias, e com a possibilidade de que os estudantes acabem aceitando essa ideia pacificamente. Segundo o site, além de ser incorreto, esse modo de pensar ainda pode impedir que estudantes religiosos considerem a possibilidade de buscar uma carreira como cientistas. Nem preciso dizer que dou apoio incondicional a iniciativas como essa. É uma pena que todo o material esteja apenas em inglês, mas espero que professores daqui, de Ciências ou mesmo de Inglês, se animem com os recursos do site e o usem em suas aulas.

Aviso: o blogueiro já recebeu do Faraday Institute, mencionado neste post, uma bolsa para fazer um curso de uma semana em Cambridge, em julho deste ano.

——

A votação para a edição 2011 do Prêmio Top Blog vai até 11 de outubro. Ano passado, o Tubo de Ensaio, concorrendo na categoria “religião/blogs profissionais”, foi o vencedor pelo voto popular. Vamos tentar o bicampeonato e buscar melhorar a posição no júri acadêmico, em que o Tubo terminou em terceiro lugar na edição 2010. Para votar, clique aqui, ou no selo ao lado.

——

Não se esqueça de seguir o Tubo de Ensaio no Twitter!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]