De 3 a 29 de junho do ano que vem, o Observatório Vaticano promove uma nova edição da sua Escola de Verão, que vai abordar os aglomerados estelares. Astrônomos interessados em participar devem enviar seus pedidos de inscrição até o dia 31. O Observatório Vaticano é dirigido pelo padre jesuíta José Funes, e vale a pena lembrar que os jesuítas têm uma tradição de séculos no campo da Astronomia.
Alexandre Zabot, professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), já participou de uma edição da Escola de Verão do Observatório Vaticano. Ele descreveu sua experiência em algumas poucas palavras: Durante a Escola, além de poder observar com os telescópios que ficaram em Castelgandolfo, pudemos conhecer os pesquisadores da Specola Vaticana. Mais incrível que isso foi, já no primeiro dia, termos a honra de sermos recebidos pelo Papa Bento XVI e pudemos, todos, cumprimentá-lo pessoalmente. O critério de escolha dos participantes não foi religioso, havia até uma estudante muçulmana e alguns dos estudantes nem mesmo sabiam o que era um “papa”. Foram semanas magníficas onde estudantes do mundo todo puderam vivenciar o apreço que a Igreja Católica tem pela ciência. Nenhum daqueles astrônomos será capaz de dizer, um dia, que a Igreja é obscurantista e contra a ciência.
A votação para a edição 2011 do Prêmio Top Blog vai até 11 de outubro. Ano passado, o Tubo de Ensaio, concorrendo na categoria “religião/blogs profissionais”, foi o vencedor pelo voto popular. Vamos tentar o bicampeonato e buscar melhorar a posição no júri acadêmico, em que o Tubo terminou em terceiro lugar na edição 2010. Para votar, clique aqui, ou no selo ao lado.
——
Não se esqueça de seguir o Tubo de Ensaio no Twitter!
Brasil está mais perto de “estocar vento” (e sol): primeiro leilão é esperado para 2025
Fim do marxismo nas escolas? Os planos de Trump para erradicar a agenda woke dos EUA
Justiça da Argentina manda prender 61 brasileiros condenados ou investigados pelo 8/1
De universidade sem energia a imposto sobre painel solar, governo deixa brasileiros no escuro
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião