Notícia preocupante vinda da Inglaterra e publicada pelo Daily Mail: estudantes muçulmanos estão deixando de assistir a aulas sobre a evolução em faculdades de Medicina porque as teorias de Darwin estariam em conflito direto com o que diz o Alcorão sobre a criação do mundo, dos seres vivos e do homem. Um professor afirma que antes esse tipo de conflito ocorria raramente, e com cristãos fundamentalistas; agora está se tornando mais frequente e envolve estudantes islâmicos.
Ignorar a evolução é alarmante porque ela explica alguns fenômenos que todo médico precisa conhecer, como por exemplo o surgimento de variedades de bactérias resistentes a antibióticos. A reportagem segue explicando que a pregação do criacionista turco Harun Yahya (o mesmo que adora ir à Justiça de seu país para censurar sites) está se tornando cada vez mais popular no Reino Unido.
Conversei hoje sobre o assunto com Jamil Ibrahim Iskandar, presidente da Sociedade Beneficente Muçulmana do Paraná e professor de Filosofia na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Iskandar criticou a atitude dos estudantes. “Se eles estão boicotando as aulas, o fazem por conta própria; não podem alegar que é sua religião que proíbe, e estão agindo mal”, afirma.
Iskandar diz que, de fato, o que a teoria da evolução afirma sobre a origem do homem é incompatível com a visão islâmica, segundo a qual o ser humano é fruto de uma criação direta de Deus; mas nem por isso os muçulmanos estariam proibidos de conhecer a teoria. “O muçulmano tem toda a liberdade para estudar todas as áreas do conhecimento, não temos nenhuma restrição ao estudo de teorias que sejam contrárias ao que a religião ensina. O fato de Darwin propor algo oposto ao Islamismo não significa, de forma alguma, que sua teoria não deva ser estudada”, diz o professor; ele lembra que Maomé aconselhava seus discípulos a “buscar o conhecimento nem que seja na China”, ou seja, em qualquer lugar, por mais distante ou difícil que seja. “É preciso lembrar que no Islã não vemos incompatibilidade entre filosofia, ciência e religião; elas se completam”, finaliza.
Finalista!
Na terça-feira o Prêmio Top Blog 2011 divulgou os blogs Top3 em todas as áreas. O Tubo de Ensaio será finalista na categoria “Religião-blogs profissionais” pelo voto popular, categoria em que foi o vencedor no ano passado; Já no júri acadêmico, que deu ao blog o terceiro lugar em 2010, desta vez o Tubo não entrou na lista da final. Os vencedores serão conhecidos no dia 17 de dezembro, em São Paulo. Independentemente do resultado, desde já quero agradecer a todos os que votaram no blog e fizeram propaganda para os amigos!
——
Você pode seguir o Tubo de Ensaio no Twitter e curtir o blog no Facebook!
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS