| Foto:

O Departamento de Matemática do Calvin College, nos Estados Unidos, está buscando pesquisadores que estejam dispostos a estudar o tema “O Acaso e a Providência Divina”. Os projetos contemplados receberão uma bolsa de até US$ 200 mil (bancados pela Fundação John Templeton) para a pesquisa, que levaria até dois anos. Confiram algumas possíveis abordagens:

CARREGANDO :)

Como Deus poderia trabalhar providencialmente através de processos indeterminísticos? Os recentes avanços na compreensão da natureza dos fenômenos não causais, oferecidos pela teoria da informação algorítmica, física, biológica e de outras ciências, podem lançar luz sobre esta questão?

Será que podemos trazer maior clareza ao conceito de “não causalidade” ou “aleatoriedade”? Filósofos e cientistas têm tentado ocasionalmente dar definições precisas para caracterizar um processo aleatório de fato, no entanto mais trabalhos se fazem necessários. Como as concepções sobre o acaso variam entre as disciplinas acadêmicas? É possível elas compartilharem um conceito único e abrangente?

Publicidade

Quais são algumas das possíveis implicações do acaso ou da aleatoriedade para esconder ou revelar a criatividade e o propósito divino no mundo? Deus poderia usar a o acaso ou a aleatoriedade para (1) gerar criatividade, (2) esconder ações divinas, ou (3) evidenciar informações? Por que Deus agiria desta maneira?

Cientistas, filósofos e teólogos (entre outros profissionais e estudiosos) são convidados a enviar seus projetos até 1.º de outubro. Ficou interessado? Conheça o site do projeto e clique aqui para saber mais sobre as bolsas oferecidas, bem como o que é necessário fazer para se candidatar.

Ciência e religião nos Jogos Olímpicos
Quem diria? Mas aí estão as imagens de dois obstáculos da prova de saltos do hipismo:

Publicidade

——

Você pode seguir o Tubo de Ensaio no Twitter e curtir o blog no Facebook!