Vários amigos me recomendaram que buscasse na internet o programa Escola da Fé, apresentado na TV Canção Nova no começo do mês. O professor Felipe Aquino, apresentador do programa, recebeu o padre Paulo Ricardo, reitor do seminário de Cuiabá, para falarem de ciência e fé.
Finalmente consegui ver o programa, que no YouTube está dividido em 14 partes. O que nos interessa começa na parte 5. O ponto de partida da conversa é a encíclica Fides et Ratio, de João Paulo II, e o padre Paulo Ricardo comenta sobre a literalidade da Bíblia e as contribuições da ciência para a compreensão das Escrituras, a ditadura do relativismo, os extremismos religiosos e cientificistas e outros assuntos similares.
Um telespectador fez uma pergunta sobre Darwin, e, apesar de o padre Paulo Ricardo ter falado em “design inteligente”, não sei até que ponto ele concorda com os postulados do DI. Fato é que as mutações genéticas são, sim, aleatórias. A racionalidade do negócio, diria eu, está no fato de que nem todas as mutações vingam; elas só se perpetuam se oferecem uma vantagem ao seu portador. Quanto à biografia de Darwin, talvez o padre Paulo Ricardo não soubesse (também, ele não tem obrigação de saber) que o fato de ter perdido uma filha pequena colaborou de forma decisiva no afastamento de Darwin em relação à religião.
Ao longo do programa, apresentador e entrevistado comentam vários outros assuntos de interesse dos católicos, como a nova encíclica social do Papa (que ainda não havia sido lançada) e o Ano Sacerdotal; além disso, respondem outros tipos de perguntas. Essa parte pode soar um tanto maçante para os não-católicos, mas os católicos verão muita coisa útil – só preciso corrigir o professor Felipe quanto ao conclave. Ratzinger foi eleito não na segunda votação, mas no segundo dia (e na quarta votação); e boa parte dos conclaves mais recentes não exigiu muitos escrutínios para haver um eleito.
Eu, particularmente, sou fã do padre Paulo Ricardo; ele não tem papas na língua na hora de dizer o que precisa ser dito, especialmente em relação à infiltração de doutrinas estranhas na Igreja. Suas palestras sobre vícios espirituais também são geniais. Enfim, confiram aí o programa exibido na Canção Nova. A lista de reprodução foi criada por mim; assim que uma parte termina, a outra deve começar a carregar automaticamente. Avisem se houver algum problema técnico.
——
Quem são os jovens expoentes da direita que devem se fortalecer nos próximos anos
Frases da Semana: “Kamala ganhando as eleições é mais seguro para fortalecer a democracia”
Iraque pode permitir que homens se casem com meninas de nove anos
TV estatal russa exibe fotos de Melania Trump nua em horário nobre
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS