Coincidências da vida: justamente no dia em que eu me vejo aprovando comentários do tipo “A igreja católica por muito tempo manteve para si o conhecimento gerado por inúmeros cientistas, astrônomos, físicos, químicos que discordavam das teses e tentavam demonstrar cientificamente o que hoje sabemos que é fato. Alguns deles queimaram nas fogueiras da inquisição”, e também “no auge do seu poder a igreja católica estagnou qualquer conhecimento científico, inclusive condenando muitos à fogueira por isso”, meu porteiro me avisa que havia um pacote para mim. Era do meu informante no Vaticano, que havia finalmente conseguido a lista completa de todos os cientistas que a Igreja matou por causa de suas pesquisas. Material inédito, jamais publicado na internet. Nitroglicerina pura.
Então, sem mais delongas. Segue, em ordem cronológica de incineração, o nome do cientista, data e local da execução, e a teoria científica pela qual o sujeito pagou com a vida:
É isso aí, sem tirar (até porque nem tem o que tirar, não é mesmo?) nem pôr. Chocante, não?
“Ah, e o Galileu?” Bom, ele não foi condenado à morte pela Inquisição, morreu velho, de causas naturais. “E o Giordano Bruno?” Bom, esse realmente foi queimado na fogueira, mas não por suas teorias científicas (aliás, na época dele boa parte das tais afirmações “científicas” eram basicamente Filosofia, e não ciência experimental), e sim por suas afirmações no campo da fé, como qualquer um que tenha lido o capítulo 7 de Galileo goes to jail and other myths on science and religion sabe.
E, como hoje é sexta, deixo vocês com os melhores momentos da Inquisição Espanhola:
——
Dê um Follow Friday no Tubo de Ensaio hoje!
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião