Puebla, no México, sediará em fevereiro do ano que vem o IX Congresso Latino-Americano de Ciência e Religião, evento que tem ocorrido com mais regularidade desde que a Universidade de Oxford, cinco anos atrás, iniciou projetos de ciência e religião na América Latina (em 2012, a PUC-Rio foi a anfitriã). Desta vez, a instituição que receberá o congresso é a Universidade Popular Autônoma do Estado de Puebla (Upaep), uma das universidades que têm estado na ponta quando o tema é pesquisa sobre ciência e religião dentro da América Latina.
As inscrições já estão abertas tanto para quem quiser apenas assistir ao evento quanto para quem deseja participar fazendo apresentações. Ir apenas para ver as palestras já seria extraordinário, e um dos palestrantes será o padre jesuíta argentino José Funes, ex-diretor do Observatório Vaticano. Mas apresentar um trabalho no congresso seria uma oportunidade especial principalmente para quem está no meio acadêmico e sabe que esse tipo de evento conta bastante no currículo. Então, as instruções estão aqui. Os interessados têm até o dia 15 para enviar um resumo de 300 palavras e um currículo de no máximo uma página. Todas as palestras ficarão registradas nos anais do evento e as melhores poderão ser publicadas na Quaerentibus, a revista on-line latino-americana de ciência e religião. O artigo de minha autoria que aparece no número 2 da revista foi justamente apresentado no VI Congresso Latino-Americano de Ciência e Religião, também no México, em 2011.
Então, ainda há tempo, porque o que se exige é o resumo, e não o trabalho já finalizado. Se a proposta for aceita, ainda haverá uns poucos meses para concluir a pesquisa e formular a versão final da apresentação.
——
Você pode seguir o Tubo de Ensaio no Twitter e curtir o blog no Facebook!
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS