Réplica em PVC de feto na 12ª semana de gestação foi distribuída aos participantes da JMJ (Foto: Marcio Antonio Campos/Gazeta do Povo)
Assim, eles lançaram uma campanha para arrecadar os fundos que permitissem a confecção das réplicas em número suficiente, isso quando se esperava mais de 1 milhão de peregrinos inscritos. Um dos bispos membros da organização da JMJ, dom Antônio Augusto Dias Duarte, deu seu endosso à campanha, que contou com o apoio de vários outros grupos pró-vida e dioceses do país inteiro. No fim, como soubemos ontem na coletiva do arcebispo do Rio, os peregrinos inscritos foram 427 mil. Mesmo assim, infelizmente a campanha não arrecadou o suficiente para incluir um bebezinho em cada mochila de peregrino, junto com o resto do kit oficial da Jornada. A “tiragem” final ficou em torno de 190 mil exemplares. E, sem a possibilidade de já incluir as réplicas nas mochilas, a entrega foi feita no “mano a mano” nas mais diversas ocasiões: o show Vida in Concert, a Feira Vocacional, algumas sessões de catequese, na Igreja Matriz, em estações do metrô, e nos grandes eventos com o papa Francisco em Copacabana. “O legal disso é que contamos com pessoas de diferentes movimentos e grupos da Igreja que não necessariamente estavam diretamente ligados a nós, mas que por amor a Cristo e à vida humana aderiram e colaboraram”, conta o organizador. Minha esposa e alguns amigos, por exemplo, ajudaram na distribuição na manhã de domingo, antes da Missa de Envio (e digo isso com o maior orgulho!).
“As reações foram espetaculares. Ouvimos até frases do tipo ‘foi a melhor coisa que distribuíram na JMJ’, ‘Good job!’. Muitos confirmavam sua intenção pró-vida e seu compromisso de divulgar as informações e utilizar bastante a réplica em suas cidades e países. Já durante a Jornada vimos os próprios jovens explicando a réplica para seus amigos, usando as informações do folder”, conta o organizador. “Era interessante quando dizíamos para a pessoa que recebia: ‘você era assim com 12 semanas na barriga da sua mãe’, e muitos respondiam, surpresos, ‘sério???'” Os responsáveis pela campanha conseguiram inclusive fazer chegar alguns bebezinhos ao papa Francisco. “Uma dessas entregas a ele chegou a ser registrada, e sabemos que ele comentou: ‘estamos juntos nessa!'”, diz o meu entrevistado.
Reparem que o responsável falou num folder. Pois bem, junto com a réplica do feto havia um folder trilíngue (português, inglês e espanhol). De um lado, a fé: citações bíblicas, da Madre Teresa de Calcutá e dos papas João Paulo II, Bento XVI e Francisco. Do outro, a ciência: uma descrição do desenvolvimento fetal até as 12 semanas de gestação. “O folder foi muito bem querido por nós, para auxiliar a réplica, pois sabíamos da possibilidade da dúvida sobre a fidelidade da réplica ao retratar o desenvolvimento do ser humano. O folder, com as várias citações científicas, ampara a réplica e lhe garante ainda mais valor. Cada citação foi cuidadosamente escolhida (pena que o espaço era pouco) e teve seu autor identificado, só cientistas sérios. Queríamos que os jovens pudessem conferir as informações nas bibliotecas de suas cidades e universidades. E, se eles fizerem isso, se sentirão ainda mais seguros para defender a vida humana desde a fecundação”, conta o organizador. As citações são de Embriologia Clínica, de Moore e Persaud; Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia, de Pastore e Cerri; Medicina Fetal, de Zugaib; e A vida secreta do bebê, de Campbell. Ainda há dois QR codes, um de cada lado: o primeiro leva a um vídeo da Madre Teresa discursando ao receber o Nobel da Paz em 1979, e falando sobre o aborto; o segundo aponta para filmagens e fotografias de várias fases do desenvolvimento humano, incluindo um vídeo com um coração humano batendo com 4 semanas e meia de vida. Vejam aí, frente e verso (se você clicar na imagem, conseguirá ver no tamanho original, maior do que aparece no blog):
Em resumo, foi uma bela ação de cooperação entre ciência e religião na defesa da vida humana. Numa próxima oportunidade comentarei um material que, esse sim, chegou a todos os peregrinos da JMJ.
——