O Centro Ian Ramsey para Ciência e Religião, da Universidade de Oxford, responsável pelo projeto Ciência e Religião na América Latina, acabou de divulgar mais detalhes sobre o VII Congresso Latino-Americano sobre Ciência e Religião, que ocorrerá na PUC-Rio de 2 a 4 de outubro. Com o tema “Perspectivas latino-americanas: diálogo global”, o evento terá na lista de palestrantes o astrofísico Marcelo Gleiser e o historiador Ronald Numbers.
Gleiser todos nós conhecemos, tanto pelo seu trabalho na televisão e na Folha de S.Paulo como por seus livros, dos quais dois estão na minha fila de leitura (Criação imperfeita e Conversa sobre a ciência e a fé, este último em parceria com frei Betto). Numbers é coordenador de um livro que eu considero fundamental para quem se interessa por ciência e religião: a coletânea Galileo goes to jail, que eu resenhei para a Dicta&Contradicta em 2009 (posteriormente publiquei o texto aqui no Tubo). Os temas das palestras de ambos, no entanto, ainda não foi divulgado.
E parece que o congresso do Rio vai repetir o modelo do evento do ano passado, na Cidade do México, em que 75 participantes (incluindo este blogueiro) tiveram a oportunidade de fazer apresentações curtas (20 minutos, mais 10 de perguntas) de trabalhos selecionados por uma comissão. Até 30 de junho, os interessados devem enviar um resumo do trabalho que pretendem apresentar, junto com um pequeno currículo. Se for como no ano passado, não será necessário elaborar um artigo para publicação, nem antes, nem depois do congresso (embora isso fique a critério de cada um, caso haja interesse em publicar o trabalho em algum lugar após o evento). Os temas estão listados no primeiro link deste post.
Quem quiser ter uma ideia de como foi o congresso do ano passado pode (e deve) visitar a página do Ciência e Religião na América Latina no YouTube. Como aperitivo, deixo aqui uma das palestras, a de Hector Velázquez, sobre “finalidade e natureza”:
——
Você pode seguir o Tubo de Ensaio no Twitter e curtir o blog no Facebook!
Brasil está mais perto de “estocar vento” (e sol): primeiro leilão é esperado para 2025
Fim do marxismo nas escolas? Os planos de Trump para erradicar a agenda woke dos EUA
A Califórnia está abandonando a esquerda
De universidade sem energia a imposto sobre painel solar, governo deixa brasileiros no escuro
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS