Tempos atrás, descobri um excelente podcast sobre ciência e religião em português. No Café Ciência e Fé, dois engenheiros católicos portugueses, Bernardo Motta e Gonçalo Andrade, conversam sobre vários assuntos; existe, por exemplo, uma sequência de podcasts apenas sobre o caso Galileu; uma série dedicada a gênios medievais, como Silvestre II e Roberto Grosseteste; discussões sobre criação e evolucionismo; e episódios sobre temas específicos, como a questão do ajuste fino no universo. Todos os podcasts vêm com recomendações extensas de bibliografia e outras fontes para o ouvinte continuar sua pesquisa por conta própria.
Hoje queria recomendar ao leitor do Tubo de Ensaio os três episódios sobre o Milagre do Sol de Fátima, ocorrido em 13 de outubro de 1917 e que já foi assunto de algumas publicações aqui na coluna. Motta e Andrade conversam sobre todo o contexto de Portugal na época das aparições, com um governo fortemente anticlerical; recorrem à documentação escrita e ao testemunho de quem presenciou o fenômeno na Cova da Iria naquele dia – inclusive o de pessoas que foram a Fátima dispostas a expor uma farsa, como o jornalista Avelino de Almeida; e exploram as hipóteses que poderiam explicar o evento, com destaque para o trabalho do padre Stanley Jaki.
O leitor do Tubo de Ensaio sabe que eu tendo mais para uma explicação sobrenatural mais simples, no sentido daquilo que nos acostumamos a chamar de “visão” ou “aparição”, enquanto Motta e Andrade consideram que a melhor explicação é a de Jaki: uma conjunção de efeitos naturais extremamente, mas muito extremamente rara, imprevisível (e por isso impossível de antecipar; no entanto, a jovem Lúcia havia dito exatamente quando o sinal aconteceria, e que ele envolveria o sol). Além disso, Jaki ainda escreve que “o ‘milagre’ do sol não foi um mero fenômeno meteorológico, ainda que raro. (...) Eu apenas alego, como fiz em outros escritos meus sobre milagres, que ao produzi-los Deus frequentemente usa um substrato material e aumenta muito seus componentes físicos e suas interações”, ou seja, o padre não descarta uma intervenção divina que potencializa o fenômeno.
Independentemente de quem esteja certo a esse respeito, o que me parece indiscutível é que apenas a explicação natural não basta para explicar tudo o que as testemunhas viram e sentiram naquele dia; algo sobrenatural, miraculoso, houve, ainda que não cheguemos a saber exatamente o quê. Os céticos, se tiverem honestidade intelectual, haverão de reconhecer que o Milagre do Sol está além de suas tentativas de explicação.
O Café Ciência e Fé está em várias plataformas, como o Spotify e Apple. Também há um canal no YouTube, e é dele que eu peguei os episódios sobre o Milagre do Sol que você pode acompanhar abaixo:
Universidade romana encerra hoje congresso sobre milagres
Mas por que estou falando de Fátima hoje, se não é aniversário das aparições, ou se os episódios do podcast português já saíram há algum tempo? Porque Motta está neste sábado em Roma, e fez horas atrás uma apresentação sobre o Milagre do Sol em um congresso realizado pela Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino, conhecida como Angelicum, dedicado a discutir o tema dos milagres. Os palestrantes também incluem Denis Alexander, ex-diretor do Instituto Faraday, da Universidade de Cambridge, e o meu amigo Ignacio Silva. O evento tem transmissão ao vido pelo YouTube e pelo Facebook, e todas as palestras estarão disponíveis nesses mesmos endereços depois do encerramento do congresso. Veja aqui a apresentação de Motta:
Livro de entrevistas terá minilançamento em Juiz de Fora
Estarei novamente no Conupes, em Juiz de Fora, que ainda está com inscrições abertas; lá farei uma pequena palestra e teremos um minilançamento de A razão diante do enigma da existência, o livro que reúne quase 30 entrevistas feitas ao longo de 15 anos de Tubo de Ensaio. O livro está momentaneamente indisponível na Amazon, mas você pode adquiri-lo no site da Bookando. Se nos encontrarmos em Minas Gerais, considere seu autógrafo como garantido!
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS