| Foto:
CARREGANDO :)

Há exatamente um ano eu estava participando do VI Congresso Latino-Americano sobre Ciência e Religião, na Cidade do México. Fiz minha apresentação curta (de 30 minutos) no dia 19 de outubro; assim, nos dias 20 e 21 pude assistir com tranquilidade às palestras e outras apresentações que me interessavam. Do México trouxe algumas lembranças, uma delas bastante especial e que remete ao nosso tema: uma “árvore da vida”. É justamente essa da foto acima, que agora repousa na minha estante, bem onde ficam os livros de ciência e religião. Aliás, os principais palestrantes do congresso também foram presenteados com árvores da vida, mais elaboradas que a minha.

(Se você for ao México e quiser comprar artesanato local, uma dica: procure uma loja da Fonart. Além da variedade de peças, da procedência garantida e do preço justo, eles fazem embrulhos à prova de acidente. Vejam a árvore da vida e imaginem tudo que podia ter se quebrado ali, mas os funcionários foram gênios na embalagem e a peça veio na minha mochila sem dano nenhum.)

Publicidade

Como vocês podem ver, a árvore da vida é um resumo visual da história da criação, com céu, estrelas, plantas, animais e o ser humano. Deus, o arcanjo Gabriel e a serpente oferecem o elemento sobrenatural. A árvore da vida nasceu como uma maneira de contar aos nativos sobre a criação do mundo; se hoje sabemos que os capítulos iniciais do Gênesis não podem ser lidos literalmente, permanece a mensagem principal: a de que Deus é o criador do universo e o sustenta com sua vontade.

A Wikipedia tem um verbete muito bom sobre a árvore da vida. Imaginei que o verbete em espanhol seria mais completo, por se tratar de uma peça típica mexicana, mas ele é apenas a tradução do texto em inglês.

——

Você pode seguir o Tubo de Ensaio no Twitter e curtir o blog no Facebook!

——

Publicidade

Vote e compartilhe o link com seus amigos! O Tubo de Ensaio e os outros blogs da Gazeta do Povo agradecem!