Desde o ano passado, estamos comemorando o cinquentenário das missões Apollo, que atingiriam seu ponto culminante em julho de 1969, quando o homem finalmente pisou na Lua. Dois meses atrás, a Nasa começou a publicar uma série de vídeos recordando essas missões, e o Alexandre Zabot, professor da UFSC, me avisa que ontem a agência espacial norte-americana colocou no ar o segundo deles, sobre a Apollo 8. Esta missão foi a primeira a orbitar a Lua, realmente indo até onde nenhum homem jamais havia estado.
Mas não é só isso que a Apollo 8 tem de especial. Os astronautas passaram o Natal no espaço, e de lá fizeram uma transmissão icônica, que se tornou o programa de televisão mais assistido até então. Confiram aí:
A leitura do início do relato da criação, feita pelos três astronautas, fez muitos ateus surtarem, ao ponto de a American Atheists ter processado o governo norte-americano, um processo que não deu em absolutamente nada. O vídeo da Nasa não apenas mostra a mensagem dos astronautas sob uma luz bastante positiva (lembrando inclusive que, à época, o Natal era uma comemoração ilegal para milhões de pessoas em todo o mundo), como ainda mostra o verso bíblico nas paredes do salão de audiências do Comitê de Ciência do Congresso americano. Jim Bridenstine, o administrador da agência que apresenta o vídeo, encerra desejando “feliz Natal”, e não apenas o insosso “boas festas”. Desde já, um santo Natal é o que o blog deseja a todos os leitores!
Pequeno merchan
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS