• Carregando...
O “Carl Sagan britânico” contra os maníacos
| Foto:

O físico Brian Cox (não confundam com o ator escocês de mesmo nome) tem tudo para se tornar um novo Carl Sagan, pelo menos na Inglaterra. Ele já tocou em bandas até que bem sucedidas (uma das canções foi usada até pelo Partido Trabalhista nas eleições de 1997), e é um grande fã de Gustav Mahler; mas seu negócio mesmo é a ciência. Sua série Maravilhas do Sistema Solar, que a BBC transmitiu no ano passado, foi vista por 6 milhões de britânicos, bem mais que o esperado. Em março, ele volta à televisão para uma nova série, Maravilhas do Universo.

BBC/Divulgação
O físico e apresentador de tevê Brian Cox: contra os maníacos, não contra a religião.

O Telegraph publicou um perfil bem interessante do professor Cox, que também trabalha no Grande Colisor de Hádrons (também conhecido como “máquina do fim do mundo”), no Cern. O título já mostra por que estamos falando dele no blog. Cox é ateu, como nos contra outra reportagem do Telegraph, mas nem de longe vê necessidade de atacar a religião. Ele fala da relação amigável que existe entre a maioria dos cientistas e religiosos na Inglaterra, e conta casos pessoais incluindo clérigos como o arcebispo anglicano de Canterbury, Rowan Williams. Ele faz uma distinção importante: “Definir-se como antirreligião não ajuda. Você pode se definir como antimaníaco, isso é diferente.” De fato, Cox não poupa adjetivos quando fala de pessoas que creem num universo de 6 mil anos, ou que acrediram que o LHC vai acabar com o planeta criando um grande buraco negro. Mas, como o próprio Cox afirma, “definir-se como um ateu que é contra toda e qualquer religião é uma batalha que não precisa ser travada”.

O fato é que os “maníacos”, como Cox os define, estão de ambos os lados. Nos que usam pseudociência para embasar afirmações oriundas de uma compreensão errada de princípios religiosos, e nos que alegam se basear na ciência para fazer afirmações metafísicas. Fundamentalismos há dos dois lados e eles precisam ser contestados. Seria bom que a brigada dos “antimaníacos” fosse mais numerosa.

E, para melhorar a sexta-feira de todo mundo, confiram aí um pedacinho de Maravilhas do Sistema Solar:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]