| Foto:
CARREGANDO :)

Não sei dizer ao certo quando a notícia foi confirmada, mas descobri hoje: o Santo Sudário, ou Sudário de Turim, que havia sido exposto pela última vez no Jubileu do ano 2000, voltará a ser exibido entre abril e maio do ano que vem. O evento já tem um site oficial onde é possível fazer reservas. Não façam como eu, que em 2002 apareci na igreja onde está a Última Ceia do Leonardo da Vinci, em Milão, sem ter marcado a visita (pelo menos eu não estava sozinho no mico).

O Sudário é um dos temas altamente controversos que ligam ciência e religião. Existem centros de sindonologia (o estudo do Sudário, que em italiano é sindone) no mundo inteiro, dos quais o mais importante talvez seja mesmo o de Turim. Aqui temos o Centro Sindonológico do Brasil (não achei site). Existem evidências dos dois lados. Um teste de carbono-14 apontou que o pano seria da Idade Média, mas os defensores da autenticidade do Sudário lembram que o objeto já pegou fogo e foi remendado por freirinhas piedosas, entre outras intervenções que poderiam “enganar” a datação. Além disso, ainda existe o fato de ninguém até hoje ter conseguido explicar como foi feita a imagem no pano. Eu estive em Turim em 2006, quando fui voluntário nos Jogos Olímpicos de Inverno, e visitei a catedral. Ela tem uma exposição bem abrangente sobre vários aspectos envolvendo o Sudário, inclusive essas contra-argumentações ao resultado do carbono-14.

Publicidade

Católico nenhum é obrigado a aceitar a autenticidade do Sudário. De qualquer modo, é elogiável a atitude da Arquidiocese de Turim ao ter colocado o Sudário em várias ocasiões à disposição dos cientistas. É bem o contrário do que faz a Arquidiocese de Nápoles, que eu já critiquei aqui nos começos do blog. Quem sabe a nova exposição de 2010 não dê oportunidade para novos exames.

E anotem aí, antes de abril certamente voltaremos ao assunto!

——

Não se esqueçam de acompanhar o Tubo de Ensaio no Twitter!