A Pontifícia Academia de Ciências, do Vaticano, realizou um congresso em abril sobre a situação preocupante dos glaciares, grandes massas de gelo que surgem principalmente nas montanhas. O relatório final foi divulgado há alguns dias, e pode ser lido aqui. Apesar de ter 17 páginas, é um documento de leitura rápida, já que, como alguns gostam de brincar, “está cheio de gravuras”.
O texto reconhece o recuo dos glaciares em praticamente todo o mundo (uma rara exceção é o Perito Moreno, na Patagônia Argentina, que tive o enorme prazer de visitar mês passado, inclusive podendo caminhar sobre o gelo) e, logo no primeiro parágrafo, não tem medo de entrar na polêmica sobre o impacto do homem no aquecimento global quando menciona o “aquecimento causado pelas emissões antropogênicas de gases de efeito estufa e outros poluentes” (destaque meu). Em outro ponto do relatório, os autores vão rebater argumentos de que o fenômeno atual é parte de um amplo ciclo natural de aquecimentos e esfriamentos. Eles, obviamente, reconhecem esse ciclos, mas afirmam que a ação humana está intensificando suas consequências. Um aspecto mais preocupante do derretimento das geleiras é que elas são grandes reservatórios de água doce e, como sabemos, ela anda cada vez mais escassa no planeta.
As recomendações do relatório não são nada diferentes daquelas que já conhecemos e que foram feitas por outros órgãos, como redução imediata na emissão de gases poluentes. Mas todo o documento é permeado por um tom que reflete o pensamento do Papa Bento XVI sobre a questão ambiental, pensamento esse que já foi comentado várias vezes no blog: o meio ambiente precisa ser preservado porque é nossa tarefa (dada pelo Criador, diz o Papa, embora o documento da PAC em nenhum momento entre em considerações mais transcendentes) e para que todos possam usufruir bem dele. Em nenhum momento os autores colocam o planeta acima do homem, por exemplo; mas ressaltam que frear as catástrofes climáticas é necessário especialmente para trazer justiça e paz ao planeta.
A partir de 20 de maio começa a votação para a edição 2011 do Prêmio Top Blog. Ano passado, o Tubo de Ensaio, concorrendo na categoria “religião/blogs profissionais”, foi o vencedor pelo voto popular. Vamos tentar o bicampeonato e buscar melhorar a posição no júri acadêmico, em que o Tubo terminou em terceiro lugar na edição 2010.
Brasil está mais perto de “estocar vento” (e sol): primeiro leilão é esperado para 2025
Janja manda recado vulgar para Elon Musk e comete grosseria contra mulher da plateia
Aliado de Bolsonaro, Santiago Abascal é eleito líder de partido conservador na Europa
Crédito consignado para aposentados em risco: bancos ameaçam reduzir operações
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião