A fundação BioLogos, liderada pelos cientistas Karl Giberson, Francis Collins (atualmente de licença, já que ocupa posto no governo norte-americano) e Darrel Falk, colocou na internet uma espécie de espectro de figurões do debate entre ciência e fé. Assim como os espectros políticos, que vão da esquerda à direita, passando pelo centro, essa lista que o pessoal da BioLogos publicou vai desde o extremo mais “religioso” (os criacionistas de Terra jovem que rejeitam as descobertas científicas) até a ponta “cientificista”, dos que rejeitam (ou combatem) a religião supostamente em nome da ciência.
Para mim parece uma iniciativa curiosa e interessante. Embora eu pessoalmente me alinhe na turma que a fundação chamou (de maneira um pouco narcisista, talvez?) de “BioLogos”, posso dizer que já li obras de autores pertencentes a vários outros grupos: livros de Ian Barbour, Ronald Numbers e Stephen Jay Gould (e estou com um do Michael Ruse em casa esperando leitura), além de textos na internet de Richard Dawkins, Victor Stenger e Hugh Ross. Mas, embora a lista seja abrangente, dei pela falta de algumas pessoas, como Michael Shermer, Kenneth Miller e, principalmente, Carl Sagan, embora dê pra imaginar mais ou menos onde eles se encaixariam.
E vocês? Como se classificariam nesse espectro da BioLogos? Que outros nomes vocês gostariam de ver incluídos? A lista tem fundamento ou não passa de nonsense?
——
Não se esqueçam de acompanhar o Tubo de Ensaio no Twitter!
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS