• Carregando...
Questões que é preciso perguntar
| Foto:
Pixels Away/iStockphoto

Estou saindo de férias depois de amanhã, e o blog vai ficar de molho por um mês. Como o noticiário de ciência e fé está um pouco parado nesses últmos dias, queria comentar um artigo de Stuart Kauffman e Charles Hulse que me chamou a atenção anteontem, porque trata, de certa forma, daquilo que vivemos fazendo aqui no blog. É um texto um tanto despretensioso, não trata de nenhum tema especificamente, não é nenhum grande insight nunca visto antes. O artigo é, basicamente, uma defesa do direito de se fazer as perguntas que realmente importam. Não se propõe a dar nenhuma resposta, simplesmente nos lembra que a sociedade moderna tornou quase proibidas perguntas sobre os “como?”, os “e se?” e, principalmente, os “por que?”.

Kauffman (comentamos um texto dele aqui, faz muito tempo) e Hulse afirmam que não se pode esperar que a ciência tenha todas as respostas. E nem a religião. O problema é quando nos oferecem respostas altamente reducionistas, como as que os autores criticam. No fundo, servem apenas para que desistamos de ficar perguntando.

No fim, também acabamos nos perguntando, nessa época que preza tanto a gratificação instantânea, onde estão as outras pessoas que também se atrevem a fazer as perguntas e procurar as respostas. Creio que sejam uma minoria, infelizmente. Por isso considero importante que haja espaços onde essas pessoas possam se encontrar e trocar ideias, ainda que discordem.

Reprodução/Correios
Landell ganhou selo comemorativo em 2011.

Padre Landell de Moura
Devia ter dado essa notícia antes, mas ainda há tempo: o Movimento Landell de Moura escolheu esta quarta-feira como “Dia de Adesão em Massa para o reconhecimento de Landell de Moura como inventor do rádio”. O grupo está montando um abaixo-assinado para ser entregue ao governo federal. Aqui no blog já comentamos sobre as experiências do padre-cientista, pioneiro da transmissão radiofônica.

Curso de Bioética
A PUCPR está com inscrições abertas para um curso de Bioética promovido pela universidade e pela Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Curitiba. O curso tem aulas uma vez por mês, sempre em um sábado de manhã, e aborda temas como pesquisa com células-tronco, eutanásia, reprodução assistida e início da vida. A inscrição pode ser feita no site da PUCPR (precisa rolar a página até o pé, nos cursos de “Teologia”) até 9 de abril, que também é o primeiro dia de aula. Mais informações pelos telefones (41) 3271-1359, 3271-2102, 3271-1575 e 3026-1002.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]