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Santo Tomás de Aquino: psicólogo, neurocientista e evolucionista?
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Santo Tomás de Aquino, retratado por Carlo Crivelli: “precursor” da neurociência e da psicologia.

Ainda estou vasculhando a internet atrás de coisas publicadas enquanto eu estava viajando, e encontrei um texto muito interessante de Matt Rossano no blog da Fundação Biologos (parece que foi publicado antes no Huffington Post, mas não encontrei). Nele, o professor de Psicologia da Southeastern Louisiana University descreve como, lá no século 13, santo Tomás de Aquino já aplicava diversos princípios evolucionários (obviamente, sem ter a menor noção do que Darwin proporia seis séculos depois) em sua tentativa de entender o ser humano.

Rossano cita alguns escritos do santo, que, na Suma Teológica, defendeu que o homem é feito da mesma matéria que todas as outras criaturas; em outra obra, Os princípios da natureza, santo Tomás lembra, na tradição aristotélica, que os homens são animais. O professor de Psicologia ainda diz que o teólogo tinha uma compreensão da interdependência entre corpo e mente que o levava a rejeitar o dualismo agostiniano/neoplatônico. Isso me faz lembrar justamente daquela aula de Antropologia Teológica que tivemos em Cambridge com Marc Cortez (aquela que eu julguei ter sido bastante deslocada, dentro do contexto do curso), em que ele listou as abordagens da relação entre corpo e alma, com o “dualismo cartesiano” numa ponta e o “dualismo tomista” como o que havia de mais próximo ao monismo. Aliás, a rejeição ao dualismo foi praticamente unânime entre os professores que trataram do assunto durante o curso. O Carlos Ramalhete, colunista da Gazeta, já me recomendou ler o Questões discutidas sobre a verdade, do próprio Tomás de Aquino, para entender melhor como o santo concebe a relação entre corpo e alma. Está na fila…

Na opinião de Rossano, também são dignas de nota algumas partes da Suma contra os gentios, em que Tomás de Aquino tece algumas explicações sobre o casamento (e as situações relativas à prole que fazem os laços entre macho e fêmea mais fortes) e a monogamia (com a “vantagem” para o macho de ter a certeza da paternidade). Rossano ainda afirma que Tomás de Aquino defendia um senso moral natural, intrínseco ao ser humano, e sua noção de “sindérese” pode ser usada contra quem argumenta que só a religião pode proporcionar moralidade. Se estivesse vivo hoje, Tomás de Aquino seria um evolucionista?, Rossano se pergunta. Para ele, é bem possível, já que os escritos do doutor da Igreja trazem conceitos compatíveis com a evolução e que ele, assim como Aristóteles e seu professor, santo Alberto Magno, eram inteligentes demais para não estar na vanguarda intelectual de qualquer época em que vivessem.

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Aproveito para lembrar que entramos no último mês de inscrições para o concurso de ensaios da Universidade de Oxford. Podem participar mestrandos, doutorandos e alunos do último ano de graduação; em todos os casos é preciso comprovar a escolaridade. Confiram no cartaz:


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A votação para a edição 2011 do Prêmio Top Blog vai até 11 de outubro. Ano passado, o Tubo de Ensaio, concorrendo na categoria “religião/blogs profissionais”, foi o vencedor pelo voto popular. Vamos tentar o bicampeonato e buscar melhorar a posição no júri acadêmico, em que o Tubo terminou em terceiro lugar na edição 2010. Para votar, clique aqui, ou no selo ao lado. À medida que outros blogs da Gazeta do Povo forem se inscrevendo no prêmio, vocês saberão aqui como votar neles também.

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