Eu sei que hoje é dia de nos mobilizarmos contra a roubalheira na Assembleia Legislativa, mas dá tempo de destacar a entrevista que o físico Stephen Hawking deu a Diane Sawyer, do canal ABC News. Nela, o cientista fez algumas declarações interessantes sobre ciência e fé.
Hawking, como sabemos, não crê em Deus, o que não impede que ele seja membro da Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano, encontrando-se com o Papa e tudo o mais. Diane perguntou se era possível conciliar religião e ciência, e Hawking respondeu (deixo em inglês para evitar possíveis problemas de tradução): There is a fundamental difference between religion, which is based on authority, [and] science, which is based on observation and reason. Science will win because it works.
O que Diane não perguntou é: a ciência vai “vencer” o que, exatamente? A religião? Só porque ela tem um modus operandi diferente? Hawking cai no mesmo erro de Carl Sagan em O mundo assombrado pelos demônios, que eu já resenhei no Tubo. Sagan acha que a ciência é superior porque tem peer review, coisa que a religião não tem. De fato, Hawking está certo quando diz que a religião opera com argumento de autoridade. Mas também é verdade que a existência de Deus se pode deduzir pela razão, embora os atributos de Deus e a maneira como Ele se relaciona conosco dependam de uma revelação (e aí entra o argumento de autoridade). A ciência funciona com o método científico (pós-Galileu; antes disso funcionava também pelo argumento de autoridade), mas não há laboratório nenhum que comprove ou desminta a existência de realidades espirituais, então não vejo como pode haver “vitória” da ciência nesse caso.
Mas Hawking não diz apenas que “a ciência vai vencer”; ele diz que vai vencer porque funciona. “Funciona” como? Do que exatamente estamos falando, de lógica interna? Isso várias religiões também têm. Estamos falando de resultados? Se for isso, tanto a ciência quanto a religião têm uma longa lista de serviços prestados à humanidade. Se formos raciocinar por esse lado, a religião também “funciona”. E, antes que venham citar os tais “males” da religião, não nos esqueçamos de que a ciência também produziu suas mazelas. “Ah, mas aí é o mau uso da ciência”, podem argumentar. O fato de setores do ateísmo militante só aceitarem esse argumento quando aplicado à ciência enquanto não consideram, sei lá, o terrorismo islâmico como “mau uso da religião” diz muito sobre o nível de desonestidade intelectual que se emprega às vezes neste debate.
——
Já está em pré-venda na Livraria Cultura a Dicta&Contradicta número 5. Assim como na edição anterior, esta terá uma resenha de livro escrita por mim, dessa vez de Unscientific America, de Chris Mooney e Sheril Kirshenbaum. Normalmente, quando uma edição começa a ser vendida, os responsáveis pela Dicta liberam todo o conteúdo do número anterior. Assim que isso acontecer, vocês poderão ler na internet a resenha que fiz de Galileo goes to jail and other myths on science and religion, organizado por Ronald Numbers.
——
O Reinaldo Lopes, repórter de Ciência da Folha de S.Paulo e que mantinha o blog Visões da Vida quando trabalhava no G1, participa daqui a pouco, às 19 horas, de um debate sobre ciência e fé no programa Login, da TV Cultura. Se alguma emissora for passar isso no Paraná, será a Educativa, suponho. Tem reprise às 2 da madrugada. Se a Educativa não passar, a esperança é pegar na TV por assinatura ou tentar ver pela internet.
O Tubo de Ensaio se inscreveu tardiamente no prêmio TopBlog 2010. Como não havia categoria de ciência, estou concorrendo na categoria Blogs profissionais/Religião. Para votar, é só clicar no selo ao lado. Não precisa de cadastro: na hora de votar você coloca seu nome e e-mail, e depois recebe uma mensagem com um link para validar seu voto.
——
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS