Termina na próxima terça-feira, 4 de outubro, a iniciativa ecumênica “Time for Creation”, promovida pelo Conselho Mundial de Igrejas. Esse tempo especial de orações e iniciativas ambientais começou em 1.º de setembro, quando o ano litúrgico ortodoxo começa (a festa litúrgica desse dia recorda a criação do universo) e termina no dia de São Francisco de Assis.
Durante o curso que fiz em Cambridge, há dois meses, ouvi que praticamente os mesmos cristãos que rejeitam a evolução também costumam ser bem céticos em relação às mudanças climáticas. Para o pastor Dave Bookless, do grupo A Rocha, isso reflete uma atitude mais geral de desprezo em relação à ciência. Bookless defende um engajamento ativo na questão ambiental como um ponto central da vivência cristã (confira mais sobre a aula que ele nos deu no post sobre o último dia do curso).
A página do “Time for Creation” traz uma série de recursos como orações, textos para reflexão e subsídios para celebrações litúrgicas. Mesmo que não haja nenhuma atividade por aqui, vale a pena ler o que está disponível lá no site e meditar sobre como os grupos religiosos podem colaborar com a ciência na preservação do meio ambiente.
A votação para a edição 2011 do Prêmio Top Blog vai até 11 de outubro. Ano passado, o Tubo de Ensaio, concorrendo na categoria “religião/blogs profissionais”, foi o vencedor pelo voto popular. Vamos tentar o bicampeonato e buscar melhorar a posição no júri acadêmico, em que o Tubo terminou em terceiro lugar na edição 2010. Para votar, clique aqui, ou no selo ao lado.
——
Não se esqueça de seguir o Tubo de Ensaio no Twitter!
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião